Neste Carnaval, a Copel está reforçando as equipes de manutenção no litoral do Paraná com foco no primeiro atendimento a ocorrências que envolvam a rede elétrica. Serão 40 equipes com 90 eletricistas atuando nas bases de campo litorâneas, o que corresponde a um reforço de 104 % do quadro operacional comparativamente com períodos fora de temporada.
“No Carnaval estamos com o efetivo ampliado de manutenção e atendimento aos clientes, da mesma forma que foi feito na virada do ano”, afirma a gerente executiva da Região Metropolitana Curitiba Sul e Litoral da Copel, Suzane Fritzen Puchta.
Os quatro dias de evento encerram o ciclo do Plano Verão 25/26 na região com o atendimento a um contingente que chegou a 2,1 milhão de pessoas nas praias paranaenses desde janeiro. O volume de visitantes na região litorânea nessa época supera em 300% o movimento dos balneários em épocas fora da temporada.
A carga máxima de energia consumida no período, registrada pela Copel, foi de 238 MW, quase uma vez e meia a mais que o consumo de 100 MW de pico na região litorânea ao longo do ano em baixa temporada.
“O ciclo 25/26 é um sucesso. Tivemos um alto investimento em obras de infraestrutura de rede. Isso se mostrou necessário para atender aos clientes da melhor forma”, afirma a gerente executiva da Região Metropolitana Curitiba Sul e Litoral da Copel, Suzane Fritzen Puchta.
Segundo Suzane, o planejamento, os investimentos e a realização de serviços permanentes de manutenção e prevenção, feitos pela Copel, acompanham o desenvolvimento da região.
“A região está expandindo muito com investimentos do governo em obras de grande monta, como da ponte de Guaratuba e ampliação da PR-412. O cliente está indo mais ao litoral paranaense e a Copel caminha junto fazendo investimentos robustos. Tudo isso também é fruto de um grande trabalho e da dedicação das equipes da companhia”, reforça a gerente executiva da Região Metropolitana Curitiba Sul e Litoral da Copel.
Investimentos
Para fazer frente ao aumento da demanda por energia no litoral na temporada de verão, a Copel investiu R$ 13,1 milhões em obras de infraestrutura, novos equipamentos e manutenção da rede elétrica no Litoral como forma de garantir o fornecimento de energia de qualidade e com segurança à população local e ao grande número de visitantes que buscam as praias paranaenses.
“A Copel está pronta para receber a população que passa o verão no litoral paranaense, porque fizemos um trabalho de preparação, ao longo de 2025, para receber esse contingente de visitantes que seguem à região entre janeiro e o Carnaval”, completa Suzane Fritzen Puchta.
Segundo a gerente executiva da RMC Sul e Litoral da Copel, o Plano Verão não se encerra por completo ao fim das festas e do Carnaval. “É um plano permanente. Fechamos o ciclo 25/26 e já começamos a trabalhar no próximo ciclo 26/27, já após o Carnaval. É um trabalho contínuo de prevenção ao longo do ano que se intensifica no último trimestre”.
No verão passado, o pico populacional nas regiões à beira-mar no Paraná chegou a 1,9 milhão de pessoas, entre as festas de fim de ano e o Carnaval. A carga máxima de energia consumida no período foi de 227 Megawatts (MW).


