Notícias

Mutirão em Londrina remove mais de 900 quilos de cabos de telecomunicações irregulares 

Mutirão em Londrina Av Higienópolis
Mutirão de regularização na Avenida Higienópolis, em Londrina

Em um mutirão promovido pela Copel, as operadoras de internet e telefonia retiraram mais de 900 quilos de cabos de telecomunicações que estavam em desacordo com as normas técnicas e de segurança. A operação aconteceu em um trecho da Avenida Higienópolis, entre a Avenida Madre Leônia Milito e a Avenida Juscelino Kubitschek, área central de Londrina.  

O mutirão, realizado nesta segunda (8) e terça (9), contou com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Londrina Iluminação, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea). Cinco novos mutirões já estão agendados para o segundo semestre. Em 2026, a companhia já removeu 30 toneladas desses fios em ações realizadas em diversos municípios. 

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, acompanhou a atividade e ressaltou a parceria com a Copel. Segundo ele, este foi o primeiro mutirão que reuniu várias entidades. “É a primeira vez que conseguimos fazer esse enfrentamento aqui em Londrina. Fizemos essa articulação, que é uma grande conquista para a população. Nós queremos uma cidade limpa, organizada, mais segura e cada vez mais linda para os londrinenses”.  

A Copel notificou 17 empresas de telecomunicações, que têm clientes no trecho, para regularizar 81 postes. Conforme o gerente de Estruturas da Copel, Fabrício Salmazo, “oito operadoras não compareceram e tiveram os fios irregulares cortados e removidos no mutirão. Vamos notificar as empresas sobre as novas datas e ampliar a regularização desses cabos em Londrina”.  

Devido ao volume de trabalho, que levou dois dias, o trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a Rua Sergipe, em 82 postes, com intervenção prevista inicialmente para este mutirão, será regularizado em uma outra data. 

A Copel reforça que as empresas de telecomunicações, que compartilham os postes das concessionárias de energia elétrica, são responsáveis pela manutenção da fiação dentro dos padrões técnicos e de segurança para pessoas e instalações, conforme previsto em instrução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Em caso de irregularidades, as empresas de telecomunicações são notificadas e podem ser multadas, além de ter o cabeamento removido.Situações que ofereçam risco devem ser comunicadas à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. 

A fim de continuar os serviços em Londrina, a Copel vai notificar as operadoras de telefonia e internet para que promovam novos mutirões, nas seguintes datas: 

Agosto 

Dia 4 – Rua Paraíba (entre a Rua Sergipe e Avenida Dom Geraldo Fernandes) 

Dia 5 – Rua Quintino Bocaiúva (entre as Avenidas Paraná e Tiradentes) e Avenida Paraná/Calçadão (da Avenida Higienópolis até a Rua Maranhão) 

Setembro 

Dia 29 – Rua Professor Joaquim de Matos Barreto (entre as Avenidas Higienópolis e Maringá) 

Dia 30 – Rua Bento Munhoz da Rocha Neto (entre a Avenida Higienópolis e Rua Prefeito Faria Lima) 

Outubro 

Dia 1º – Ruas Vicente de Carvalho, John Dalton e Heinz Persuhn (nos trechos entre as Avenidas Presidente Castelo Branco e Prefeito Faria Lima) 

Foto: Comunicação/Prefeitura de Londrina 

Veja também

Mutirão em Londrina Av Higienópolis

Em um mutirão promovido pela Copel, as operadoras de internet e telefonia retiraram mais de 900 quilos de cabos de telecomunicações que estavam em desacordo com as normas técnicas

Leia mais

Equipes técnicas da Copel darão suporte à prefeitura de Maringá no mapeamento detalhado do fornecimento de energia a empresas do polo industrial do município e à avaliação de demandas de empreendimentos em implantação na Cidade

Leia mais

O número que identifica a unidade consumidora na fatura de energia passou a ter um novo formato, com 15 dígitos. O novo padrão, vigente a

Leia mais