Notícias

Mutirão de regularização de cabos de telecom será realizado na Avenida Saul Elkind, em Londrina

A Copel, a Londrina Iluminação e as 20 operadoras de internet e telefonia que prestam serviço na Avenida Saul Elkind, zona norte de Londrina, definiram seis datas para um novo mutirão de regularização de cabos de telecomunicações nos 535 postes da via. O serviço será feito, com boas condições climáticas, nos dias 31 de agosto e 1, 8, 9, 14 e 15 de setembro, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Antes do início do mutirão, no dia 24 de agosto, haverá uma regularização pontual na Avenida Saul Elkind, no cruzamento com a Avenida Ludwig Ernest, no Heimtal. 

A atividade contará ainda com o apoio da Prefeitura de Londrina, da Guarda Municipal, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que organizará o tráfego no entorno para garantir segurança e agilidade ao serviço, do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA) e do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Paraná (CRT-04).   

Serão três etapas da força-tarefa na Avenida Saul Elkind. A primeira, nos dias 31/08 e 01/09, ocorrerá no trecho entre a Avenida Angelina Ricci Vezzozo e a Rodovia Carlos João Strass, em 168 postes. A segunda, nos dias 8 e 9 de setembro, no perímetro entre a Rodovia Carlos João Strass e a Rua Antônio Marcelino de Oliveira, em 184 postes. E a terceira etapa será da Rua Antônio Marcelino de Oliveira até a Rua José Cavalheri, em 183 postes. 

Conforme o presidente da Londrina Iluminação, Vitor Horita, a perspectiva é de uma boa adesão das operadoras de telecom. “A expectativa é grande. A Saul Elkind é uma das principais avenidas da cidade e os resultados obtidos nos outros mutirões foram satisfatórios”, destaca. 

A Copel ressalta que a responsabilidade pela manutenção da fiação de internet e telefonia é das operadoras, de acordo com normas estabelecidas em resoluções conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o compartilhamento de postes.    

Para o gerente-executivo da Base de Campo Norte da Copel, Douglas Bausewein, o agendamento dessas forças-tarefas estimula a participação das operadoras, donas dos fios. “É o quarto mutirão, de grandes proporções, e vai pegar uma das maiores avenidas de Londrina. Dividimos em seis dias para facilitar a participação das prestadoras. Com o apoio da Prefeitura, Londrina Iluminação e de todos os entes envolvidos, esperamos que as empresas de telecomunicações possam atender ao chamado”, projeta. 

De acordo com o técnico regional de Compartilhamento da Copel, André Sena, a otimização da força-tarefa precisa do apoio coletivo. “Para o sucesso do mutirão, contamos com a colaboração da população em não deixar veículos estacionados na via durante o serviço. Pedimos também que os pedestres respeitem os locais de trabalho, que estarão delimitados, para a segurança de todos”, explica. 

Mais de três toneladas removidas em Londrina  

Com apoio das operadoras em mutirões anteriores, os serviços de regularização de cabos de telecom removeram 3,5 toneladas de sucatas e fios inservíveis ou em desuso dos postes de Londrina, em ações na Avenida Higienópolis, Avenida Paraná, Rua Quintino Bocaiúva, dentre outras. Uma ação pontual acontece na Avenida Europa, Piza, zona sul, e na Rua das Goiabeiras, Marabá, zona leste, neste mês de agosto. 

Casos de fiações de internet e telefonia que ofereçam risco à população podem ser comunicadas à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. 

Veja também

Apoiado pela Copel, o “Gigantes pelo Paraná”, projeto do Núcleo Ás de Paus, grupo de teatro de Londrina, conta com o incentivo do Programa Estadual

Leia mais

A Copel está executando em 2026 um amplo programa de investimentos de R$ 3 bilhões em obras de geração, transmissão e distribuição de energia em

Leia mais

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, conheceu, nesta terça-feira (15), o Centro de Operações da Copel e

Leia mais

Boletim de evento climático

18/09 - 7h15 A Copel informa que restabeleceu 98,29% da energia da região do Vale do Ribeira. Os serviços das equipes seguem, nesta sexta-feira (18), no religamento a 292 unidades consumidoras (1,71%) remanescentes. Dos quatro municípios da região, dois (Tunas do Paraná e Doutor Ulysses) estão com a energia restabelecida. Em Cerro Azul, os trabalhos em curso envolvem o religamento de 249 imóveis e em Adrianópolis, 43.