Notícias

Mutirão de manutenção preventiva das redes elétricas realizou mais de 4 mil serviços

O último final de semana foi de movimentação das equipes da Copel em todo o Paraná, no mutirão anual de manutenção preventiva das redes elétricas. A programação registrou mais de 4 mil atividades realizadas em 128 municípios paranaenses, com o objetivo de reduzir os desligamentos acidentais de energia nas estações de primavera e verão.

Esta foi a quinta edição da mobilização, que contou com a participação de equipes das áreas de serviços, manutenção, inspeção, obras e compartilhamento de postes, entre outros, somando mais de 2 mil profissionais envolvidos.

De acordo com a superintendente de Manutenção da Copel, Andrea Cristina Brotto Bertolin, o mutirão intensifica um trabalho que é feito no dia a dia. “É nossa rotina acompanhar de perto o bom estado das nossas redes e monitorar constantemente os índices de desligamento”, comenta a engenheira. As distribuidoras de energia elétrica no Brasil têm metas estipuladas pelo órgão regulador, a Aneel, quanto à frequência e também a duração das faltas de luz em cada conjunto elétrico atendido.

A preocupação com o período de chuvas no início da primavera se dá principalmente pelo contato de galhos de árvores, durante os temporais. Com a umidade, também aumenta o risco de desligamento por objetos enroscados nas redes, como as pipas. Ao molharem, eles podem se tornar condutores de energia e causar curto-circuito, interrompendo o abastecimento de energia.

Controle da vegetação e limpeza de redes

Entre as atividades realizadas durante o mutirão, estão a poda de árvores próximas à rede elétrica, roçada sob as linhas de transmissão e retirada de objetos enroscados na fiação. O toque de vegetação e de objetos estranhos na rede elétrica são a causa de aproximadamente 15% dos desligamentos acidentais registrados pela Copel.

As equipes trabalharam ainda na instalação de espaçadores nas redes de baixa tensão, na manutenção de equipamentos como isoladores e chaves automatizadas, na troca de transformadores e na checagem das subestações.

Uma novidade deste ano foi a participação das equipes que fazem a gestão do compartilhamento de estruturas. Elas retiraram fios obsoletos de telefonia dos postes, nos municípios de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória.

Atenção à sustentabilidade

A preocupação com a segurança e a sustentabilidade está sempre presente na realização do “Dia D”, como é chamado internamente o mutirão. Além de tomar cuidado com a correta destinação dos resíduos das podas, as equipes distribuíram 600 mudas adequadas para o plantio embaixo da rede elétrica, nas diferentes regiões do Paraná.

Veja também

Nos dias frios de inverno, a busca pelo conforto térmico faz crescer o uso de aquecedores, chuveiros elétricos em potência máxima, entre outros equipamentos elétricos.

Leia mais

Clientes da Copel que passarem pela sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), na Rua XV de Novembro, em Curitiba, podem contar agora com os

Leia mais

A Copel recebeu da Agência Nacional de Energia Elétrica, que regula o setor energético brasileiro, o Prêmio ANEEL de Ouvidoria, na categoria de distribuidoras com

Leia mais