Notícias

Mutirão de manutenção preventiva das redes elétricas realizou mais de 4 mil serviços

O último final de semana foi de movimentação das equipes da Copel em todo o Paraná, no mutirão anual de manutenção preventiva das redes elétricas. A programação registrou mais de 4 mil atividades realizadas em 128 municípios paranaenses, com o objetivo de reduzir os desligamentos acidentais de energia nas estações de primavera e verão.

Esta foi a quinta edição da mobilização, que contou com a participação de equipes das áreas de serviços, manutenção, inspeção, obras e compartilhamento de postes, entre outros, somando mais de 2 mil profissionais envolvidos.

De acordo com a superintendente de Manutenção da Copel, Andrea Cristina Brotto Bertolin, o mutirão intensifica um trabalho que é feito no dia a dia. “É nossa rotina acompanhar de perto o bom estado das nossas redes e monitorar constantemente os índices de desligamento”, comenta a engenheira. As distribuidoras de energia elétrica no Brasil têm metas estipuladas pelo órgão regulador, a Aneel, quanto à frequência e também a duração das faltas de luz em cada conjunto elétrico atendido.

A preocupação com o período de chuvas no início da primavera se dá principalmente pelo contato de galhos de árvores, durante os temporais. Com a umidade, também aumenta o risco de desligamento por objetos enroscados nas redes, como as pipas. Ao molharem, eles podem se tornar condutores de energia e causar curto-circuito, interrompendo o abastecimento de energia.

Controle da vegetação e limpeza de redes

Entre as atividades realizadas durante o mutirão, estão a poda de árvores próximas à rede elétrica, roçada sob as linhas de transmissão e retirada de objetos enroscados na fiação. O toque de vegetação e de objetos estranhos na rede elétrica são a causa de aproximadamente 15% dos desligamentos acidentais registrados pela Copel.

As equipes trabalharam ainda na instalação de espaçadores nas redes de baixa tensão, na manutenção de equipamentos como isoladores e chaves automatizadas, na troca de transformadores e na checagem das subestações.

Uma novidade deste ano foi a participação das equipes que fazem a gestão do compartilhamento de estruturas. Elas retiraram fios obsoletos de telefonia dos postes, nos municípios de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória.

Atenção à sustentabilidade

A preocupação com a segurança e a sustentabilidade está sempre presente na realização do “Dia D”, como é chamado internamente o mutirão. Além de tomar cuidado com a correta destinação dos resíduos das podas, as equipes distribuíram 600 mudas adequadas para o plantio embaixo da rede elétrica, nas diferentes regiões do Paraná.

Veja também

A Copel formalizou, na última semana, a assinatura do contrato para o fornecimento de energia elétrica com fonte solar para o litoral paranaense. O investimento,

Leia mais

A Copel colocou em operação um novo transformador na Subestação Campo do Assobio, no município de São José dos Pinhais (PR). A unidade passa por

Leia mais

A Copel reuniu, nesta quarta-feira (10/9), em Curitiba, representantes de cerca 40 operadoras de telecomunicações e dados, que atuam nas regiões Leste e Centro-Sul do

Leia mais