Notícias

Municípios do Oeste recebem peça teatral sobre uso seguro e eficiente da energia 

Os personagens Jacuí e Maricota estão em pé, em frente a um cenário de tecido com casas pintadas. Jacuí segura um filtro de linha na mão.

A partir da próxima segunda-feira (26), estudantes das escolas públicas da região Oeste do Paraná terão a oportunidade de assistir à peça teatral “Histórias Eletrizantes”, promovida pela Copel com o objetivo de incentivar o uso consciente da energia elétrica. O espetáculo visitará em sua nova turnê os municípios de São Jorge do Oeste (26/02), Pérola do Oeste (27/02), Santa Tereza do Oeste (28/02), Palotina (01/03) e Foz do Iguaçu (04/03), em apresentações fechadas realizadas em parceria com as redes municipais de ensino. 

A peça teatral aborda de forma lúdica e educativa o processo de geração de energia e o seu uso eficiente e responsável, e a prevenção de acidentes elétricos, além de destacar valores e atitudes de cidadania. “Estamos ansiosos para ver como as crianças vão interagir. Temos sempre a expectativa de transmitir essas informações e contribuir para a prevenção de acidentes, além de promover uma economia e o uso sustentável da energia”, afirma Renata Voltolini, intérprete da protagonista Maricota. Junto com seu parceiro Jacuí, a personagem dá dicas sobre o bom uso da eletricidade, em meio a números de música e de mágica. 

Programa Iluminando Gerações — As apresentações fazem parte do Programa Iluminando Gerações, que há várias décadas vem atuando em escolas da rede municipal de ensino. Só em 2023, 77 mil estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre segurança e sustentabilidade.  

O Programa Iluminando Gerações desenvolve ações educativas para o uso seguro e consciente da energia elétrica. São palestras em escolas, participações em eventos e geração de conteúdo para evitar acidentes com o choque elétrico, evitar desperdícios no consumo de energia e incentivar hábitos alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Entre os conteúdos disponíveis para uso em sala de aula e em casa, estão uma playlist de vídeos e os jogos para celulares Click Esperto e Se liga.  

Veja também

Estudantes em pé junto ao banner de divulgação do resumo de artigo científico

Programa tem edital aberto para novos bolsistas, com inscrições até 02 de maio O Programa Aluno Energia, que incentiva estudantes cotistas do curso de Engenharia

Leia mais
Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais
Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais