Notícias

Junho Laranja alerta para a prevenção contra queimaduras

Material de divulgação da campanha. Fundo verde com luzes laranjas. Figura masculina sorridente em cores. E figura masculina em preto e branco, de costas, mexendo em fios de energia

O mês de junho foi escolhido para conscientização sobre as formas de prevenir queimaduras. A campanha do Junho Laranja é nacional, concebida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), e o tema central deste ano é “Não se choque: eletricidade queima”. 

Em Londrina, o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário desenvolve ações de conscientização sobre o tema, e a Copel é parceria convidada da campanha, apoiando a divulgação e oferecendo conteúdos sobre a prevenção do choque elétrico que já são trabalhados ao longo do ano, em ações do programa Iluminando Gerações e da campanha Energia Segura.

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, a escolha do tema voltado à prevenção do choque elétrico nesta edição veio após o Boletim Epidemiológico de dezembro de 2022 divulgado pelo Ministério da Saúde, que alertou para a necessidade de medidas incisivas para diminuição das taxas de acidentes desta natureza. Entre 2015 e 2020, ocorreram 19.772 óbitos no Brasil em razão de queimaduras, sendo que 9.117 destas mortes (46,1%) foram causadas por acidente elétrico. 

A queimadura elétrica tem grande potencial de causar óbito imediato, correspondendo a 70% das ocorrências neste caso. As sequelas podem ser grandes, incluindo amputações. A faixa etária entre 20 e 59 anos é a mais acometida, devido à sua relação com a atividade produtiva ou laboral – a construção civil informal uma das funções mais vulneráveis para estes acidentes. 

De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), o Paraná ocupa o 20º lugar entre os estados brasileiros em número de mortes por milhão de habitantes envolvendo acidentes elétricos, um bom posicionamento que mostra a importância de ações constantes para prevenção.  

Além da programação online, o Centro de Tratamento de Queimados também irá promover no dia 15 de junho um evento presencial no HU com orientações para visitantes, pacientes e funcionários.  Um concurso de desenho para crianças sobre prevenção de queimaduras ainda integra a programação. Esta e outras atividades serão divulgadas nas redes sociais do HU-UEL, pelo Instagram @huueloficial e Facebook @huuel.  

Veja também

Hospitais públicos e filantrópicos em todo o Paraná começam a economizar com a geração própria de energia solar e a troca de equipamentos elétricos de

Leia mais

A Copel realizou simulados de situações de emergência com funcionários, representantes da Defesa Civil e comunidade na região da Usina Colíder, como parte do plano

Leia mais

Investimento de R$ 100 milhões beneficia população da capital e região metropolitana A Copel concluiu a ampliação da subestação Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e

Leia mais