Notícias

Inscrições para programa de inovação aberta da Copel crescem 30% 

A frase uma nova jornada para sua ideia está escrita sobre fundo vermelho, acompanhada da fotografia de um homem olhando através de óculos de realidade virtual

O programa de inovação aberta Copel Volt encerrou o período de inscrições com um aumento de 30% na procura por parte das startups interessadas em desenvolver soluções com o apoio da companhia de energia. Foram 284 inscrições recebidas, contra 216 registradas na edição de estreia do programa. 

“O interesse de mais startups em atuar conosco mostra a consolidação do programa de inovação aberta na empresa, que veio para ficar e ampliar cada vez mais as possibilidades de novos negócios, produtos e serviços disruptivos pro setor elétrico”, comenta o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Cassio Santana da Silva. 

A metodologia para se chegar ao número de inscrições envolveu um processo de scouting para encontrar, identificar e filtrar as melhores opções. Para isso, a consultoria Beta-i, que acompanha a Copel no desenvolvimento do programa, detectou “avenidas tecnológicas” com potenciais soluções de colaboração e convidou startups a participarem, levando em consideração os desafios propostos pelo Copel Volt. 

A participação é exclusiva para startups com soluções já em operação no mercado nacional ou internacional. Nesta rodada, startups em fase de ideação ou pré-operação, consultorias, software houses e empresas tradicionais não foram aceitas. 

DESAFIOS – Os temas propostos para esta rodada estão relacionados ao futuro do setor elétrico, com foco na transição energética e nos compromissos com a governança e a responsabilidade socioambiental, bases da gestão ESG, dedicada aos cuidados com o meio ambiente, sociedade e governança. Os desafios elencados são: Hidrogênio verde, armazenamento de energia e demais energias limpas; Eletromobilidade e smart cities; Relacionamento com clientes e soluções em serviços; Gestão de ativos e instalações; e Digitalização e melhorias em gestão de processos.   

O próximo passo será definir 30 startups para apresentarem suas propostas à equipe de avaliação do Copel Volt. Destas, 15 serão selecionadas para a fase de bootcamp – uma imersão de três dias com as equipes da Copel para aprimoramento das propostas. Desta etapa surgirão as cinco startups finalistas que receberão mentoria, suporte e um subsídio total de R$ 1,8 milhão para desenvolver a prova de conceito – ou seja, a aplicação prática dos projetos, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2023. 

Mais informações em www.copelvolt.com 

Veja também

Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais
Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais
Imagem aérea de uma usina solar, com placas azuis em um campo gramado e parte da cidade ao fundo

A energia obtida a partir dos raios solares passa a compor com maior expressividade a matriz elétrica utilizada pela Copel em suas operações internas, com

Leia mais