Notícias

Inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética estão abertas

cartaz em tom verde para divulgação da olimíada nacional de eficiência energética

Professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país já podem se inscrever para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022), por meio de suas instituições de ensino. Através de desafios e provas, a Olimpíada pretende levar informações sobre o uso correto da energia elétrica e contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes. Os interessados podem confirmar a participação até o dia 21/10, através do site oficial do evento.

O evento é organizado através do Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL, em parceria com as principais concessionárias de energia elétrica do país, entre elas a Copel. Tanto o cadastro quanto a participação são gratuitas, e a expectativa da organização é reunir mais de 180 mil inscritos de 500 municípios, nesta segunda edição.

O período de formação dos professores através da plataforma digital será realizado até o dia 23 de outubro e inclui a multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização de provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas as etapas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo a realização de provas em braile.

O curso direcionado aos estudantes será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como: Introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

Para Marco Madureira, presidente da associação de distribuidoras de energia do Brasil, a iniciativa gera benefícios a todos os envolvidos. “Além de potencializar a participação de estudantes na disseminação de conhecimentos fundamentais para todos, esperamos que a ONEE 2022 também seja uma oportunidade de melhorar a interlocução entre distribuidoras de energia, entes púbicos e sociedade”, comentou.

GAMES E CONHECIMENTO – Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, serão utilizadas técnicas de simulações e ludicidade.

Siga a ONEE nas redes sociais: @onee_olimpiada no Instagram;

ONEE – Olimpíada Nacional de Eficiência Energética no Facebook e YouTube.

Veja também

Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais
Imagem aérea de uma usina solar, com placas azuis em um campo gramado e parte da cidade ao fundo

A energia obtida a partir dos raios solares passa a compor com maior expressividade a matriz elétrica utilizada pela Copel em suas operações internas, com

Leia mais

A Copel atingiu um marco significativo no avanço da tecnologia de medição elétrica, com a instalação bem-sucedida de 720 mil medidores inteligentes em residências e

Leia mais