Notícias

Férias escolares exigem cuidados com as pipas

Nas férias escolares as crianças têm mais tempo para brincadeiras ao ar livre e o período do começo do ano, que é de verão e calor, é quando elas aproveitam mais atividades como soltar pipas, por exemplo. Só que a brincadeira inocente pode acabar resultando em desligamentos na rede elétrica e até acidentes graves, se não forem observados os cuidados com a segurança.

Em 2019, a Copel registrou 5.248 interrupções no fornecimento de energia provocadas pelo contato de pipas e outros objetos estranhos com a rede elétrica. Esse número representa um aumento em relação ao ano anterior, quando foram registrados 5.053 desligamentos pelo mesmo motivo. Em 2019, também foi registrado um acidente por choque elétrico relacionado à brincadeira com pipas.

Para evitar que situações como esta se repitam, todos os anos a Copel visita escolas para levar palestras a estudantes de ensino fundamental sobre os cuidados que se deve ter com a energia elétrica. Ano passado, 67,2 mil alunos receberam as orientações do programa de palestras intitulado Copel Iluminando Gerações. O recado também está presente em feiras e eventos nas comunidades, bem como no teatro educativo “Histórias Eletrizantes”.

Procurar por um local afastado da rede elétrica é a primeira dica para quem quer soltar pipa em segurança. A conversa com as crianças enfatiza que as pipas devem ficar longe da rede elétrica e se o brinquedo enroscar nos fios, jamais se deve tentar retirá-lo. O gerente de Segurança do Trabalho da Copel, Alessandro Maffei da Rosa, ressalta, ainda, que o uso de cerol ou materiais metálicos potencializam o risco de choque, por isso, nunca devem ser utilizados na confecção do brinquedo.

Veja também

A Copel obteve, nesta semana, dois importantes reconhecimentos em razão de suas ações de sustentabilidade. Um deles partiu do S&P Global Sustainability Yearbook 2026, publicação internacional que

Leia mais

20/02 – 11h20 – A Copel informa que as equipes de manutenção da companhia seguem, no fim da manhã desta sexta-feira (20), no restabelecimento da energia de cerca de 4,1 mil unidades consumidoras de municípios das regiões Oeste e Sudoeste paranaenses atingidos por fortes tempestades na última noite.

Leia mais

Neste Carnaval, a Copel está reforçando as equipes de manutenção no litoral do Paraná com foco no primeiro atendimento a ocorrências que envolvam a rede elétrica. Serão 40 equipes com 90 eletricistas atuando nas bases de campo litorâneas, o que

Leia mais