Nesta quinta-feira (12/08) aconteceu a última roda de conversa do Projeto ExataMente, uma realização da Copel para incentivar meninas e mulheres a seguirem carreira profissional nas ciências exatas.
A quarta edição do evento colocou a engenheira química Luciana Meireles Hackbart, da Sanepar, e a engenheira da computação Cristiane Garbin Langner, da Copel, em contato com estudantes de ensino médio do Colégio Estadual Leôncio Correia, de Curitiba.
Luciana se formou pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e trabalha há 14 anos na Sanepar. É responsável pelo laboratório de Avaliação de Conformidades da empresa em Cascavel. Cristiane se formou na PUC-PR e na Copel atualmente faz parte do time do Setor de Inovação na Diretoria de Desenvolvimento de Negócios.
As profissionais compartilharam informações sobre suas rotinas de trabalho e contaram lembranças de quando estavam na faculdade, de como as famílias reagiram à escolha dos cursos até a convivência com os colegas em sala de aula, sob a perspectiva de gênero.
No encontro, as participantes também comentaram os principais desafios enfrentados na escolha da profissão e um aspecto foi unânime: é preciso gostar de matemática.
O Projeto ExataMente foi lançado em junho de 2021 pela Comissão de Diversidade da Copel, que fez um levantamento da quantidade de mulheres nas áreas de exatas na empresa e constatou um cenário bastante parecido com os cursos de engenharias do Paraná, em que meninas e mulheres ainda são minoria, muitas vezes pelo desestímulo a ingressarem na área.
As rodas de conversa com estudantes do Colégio Estadual Leoncio Correa aconteceram de forma experimental e devem ser estendidas a outros colégios em 2022. No total, houve rodas sobre as engenharias elétrica, eletrotécnica, industrial elétrica, agronômica, ambiental, florestal, civil, cartográfica, de segurança do trabalho, química e da computação.
No futuro, o projeto prevê ainda visitas técnicas nas instalações da Copel.
Desenvolvimento Sustentável
As ações da Copel ligadas à equidade de gênero estão relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. A Copel se comprometeu com os ODS em 2016 e tem realizado muitas ações envolvendo todas as suas subsidiárias em prol da Agenda 2030.