Notícias

Equipes trabalham na recomposição de estragos causados por temporal no Paraná

Mais de 600 equipes de serviços, manutenção e construção de redes da Copel seguem em campo, atuando na recuperação dos danos ocorridos ao sistema elétrico, após a passagem de temporais que atingem o Paraná desde o último sábado (20). O balanço até o momento contabiliza 131 postes quebrados e duas torres de alta tensão derrubadas pela força dos ventos e pela queda de árvores sobre as estruturas do sistema elétrico. É o evento climático mais severo enfrentado pela Copel em 2025.

O pico de interrupção no fornecimento de energia ocorreu por volta das 7h desta segunda-feira (22), quando 1,1 milhão de unidades consumidoras estiveram simultaneamente sem luz. As chuvas persistiram em diversas regiões do Estado ao longo da manhã, dificultando a atuação das equipes e causando novos desligamentos.

No momento, 448 mil imóveis estão sem energia elétrica, em todo o Paraná – 140 mil deles na região Leste, 83 mil na região Centro-Sul, 82 mil na região Noroeste, 74 mil na região Norte e 69 mil nas regiões Oeste e Sudoeste.

As interrupções são causadas principalmente pela queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica, que podem provocar curtos-circuitos, rompimento de cabos e até a quebra de postes. As equipes da Copel atuam de forma segura e organizada, priorizando o atendimento a hospitais, unidades de saúde e outros serviços essenciais à população.

De acordo com o Instituto de Meteorologia Simepar, além das precipitações, houve registro de muitas descargas atmosféricas nesta manhã, especialmente entre o Oeste, Noroeste e o vale do Ivaí. Nas estações de Altônia e Ubiratã, na região Noroeste, as rajadas de vento superaram os 100 km/h nas últimas horas. Em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, também foram registrados ventos acima desta marca, na tarde de domingo.

Segundo a Defesa Civil de Curitiba, 121 árvores foram derrubadas com o temporal na capital, com um acumulado de 17,38 mm de chuva. A Defesa Civil de Londrina contabilizou 15 árvores caídas, e a de Maringá, 13 árvores.

Em Bandeirantes, na região Norte do Paraná, duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força dos ventos. As regiões usualmente atendidas pelas linhas destas torres estão atendidas por linhas alternativas, portanto não há imóveis sem luz por conta da queda. Trabalhadores locais e de outras regiões irão trabalhar na reconstrução das estruturas, com previsão de conclusão para o final desta semana.

CANAIS DE ATENDIMENTO – A falta de luz pode ser informada pelo aplicativo da Copel, aqui pelo site ou pelo WhatsApp 41 3013-8973.

SEGURANÇA – Em situações de temporais, deve-se seguir as orientações da Defesa Civil e jamais aproximar-se de locais onde haja postes quebrados ou fios caídos.

Situações de risco devem ser relatadas à Copel através do telefone 0800 51 00 116.

Veja também

As redes elétricas da Copel foram severamente danificadas em todas as regiões do Paraná, com a formação de um ciclone extratropical e uma sequência de

Leia mais

Mais de 600 equipes de serviços, manutenção e construção de redes da Copel seguem em campo, atuando na recuperação dos danos ocorridos ao sistema elétrico,

Leia mais
Interação entre educador e alunos na blitz da ONEE em escola

Inscrições estão abertas até 30 de setembro; competição online convida estudantes de 8º e 9º anos de todo o Brasil a aprender sobre a energia

Leia mais