Notícias

Equipes seguem na recomposição dos serviços em locais afetados por temporais

Eletricista com colete salva-vidas opera chave sobre barco em região alagada pelo Rio Iguaçu

Equipes da Copel seguem mobilizadas em todo o Paraná, trabalhando na recomposição de danos causados à rede elétrica pelas chuvas intensas que atingem o Estado nestas primeiras semanas de primavera. Nos últimos dias, o alto volume de precipitações deixou diversas áreas alagadas, principalmente na região Centro-Sul paranaense, dificultando o acesso dos profissionais às localidades atingidas.

Em União da Vitória, o trabalho é realizado em conjunto com o município, que sinaliza locais onde as cheias do Rio Iguaçu demandam a evacuação dos imóveis e o desligamento preventivo da energia elétrica, para evitar acidentes.

Eletricistas utilizam barcos para o deslocamento pelas áreas alagadas. Durante um dos serviços executados no feriado, uma equipe resgatou cachorros que haviam sido abandonados. Eles foram entregues à equipe da Prefeitura e levados para um abrigo.

No início desta terça-feira (17), uma nova massa de ar frio se deslocou da região Oeste para o Centro-Sul do Estado, causando novos estragos. Além de União da Vitória, os municípios mais afetados no Centro-Sul são Imbaú, Guamiranga e Figueira.

Demais regiões do Paraná

Na região Sudoeste, as áreas no entorno de Francisco Beltrão e Pato Branco concentram o maior número de chamados. Já no Oeste, Cascavel e Itaipulândia mobilizam o maior volume de ações por parte das equipes da Copel.

No Noroeste, o temporal atingiu de forma isolada o município de Paranavaí, onde houve quedas de árvores e quebra de postes. A região havia registrado no dia 07/10 o pior temporal já enfrentado pela Copel em Maringá e proximidades, com 280 postes quebrados, ao todo.

Na região Norte e Vale do Ivaí, a chuva causou estragos em Londrina, Tamarana, Cruzmaltina, Bandeirantes, São Jerônimo da Serra, Marilândia do Sul, Rio Branco do Ivaí e Novo Itacolomi.

Alerta de segurança e canais de atendimento

A Copel lembra que, em ocorrências climáticas como esta, é importante o cuidado com a segurança. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados, e acionar a concessionária através do número 0800 51 00 116.

A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, mas também por meio do aplicativo para celulares, aqui pelo site e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.

Sem internet, o aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.

Vazões das usinas têm gestão coordenada

Em virtude das chuvas registradas em diversos pontos do Estado, as vazões nos rios onde a empresa opera usinas hidrelétricas continuam subindo e os vertedouros das barragens seguem abertos para manter as represas em níveis seguros de operação. 

A abertura dos vertedouros é um procedimento padrão para garantir a segurança das barragens e da população.  As decisões relativas à operação das usinas são tomadas de forma coordenada com as empresas responsáveis pelas demais usinas hidrelétricas e comando do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

A Copel reforça que as comunidades ribeirinhas e frequentadores dos rios devem aumentar a atenção e evitar áreas de risco nesses períodos de cheia.  

A situação hidrológica dos rios onde a Copel opera reservatórios pode ser acompanhada na página de monitoramento da Copel, no endereço www.copel.com/mhbweb

Veja também

A Copel participa da 50ª edição da feira agropecuária Expoingá, que acontece no Parque Internacional de Exposições de Maringá, de 09 a 19 de maio.

Leia mais
Sistema de armazenamento sobre rodas no pátio do polo Atuba

Um dos principais desafios do cenário atual do setor elétrico, o armazenamento de energia tem sido estudado e testado pela Copel em diversas frentes. No

Leia mais

A Copel, empresa responsável pela Usina Colíder, dará início a uma série de ações preventivas na região da hidrelétrica, em continuidade às atividades previstas na

Leia mais