Notícias

Equipes estiveram mobilizadas durante todo o feriado com temporais no Paraná

dupla de eletricistas com caminhão e cesto aéreo

Profissionais da Copel estiveram em campo durante todo o feriado de Natal, trabalhando na recuperação dos estragos causados por seguidos temporais localizados que atingiram diversas regiões do Paraná a partir do último sábado, dia 23. Em termos de extensão dos estragos, este foi um dos piores eventos climáticos registrado pelo Copel em 2023.

Alternadamente, mais de 871 mil clientes ficaram sem luz em todo o Estado. Foram registrados 241 postes quebrados, e 10,6 mil ocorrências para atendimento das equipes, como queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica, causando rompimento da fiação e outros danos. 

As ações para a regularização do fornecimento envolveram profissionais de serviços, manutenção, construção de redes, operação e também de gestão e comunicação. Equipes se deslocaram para as localidades atingidas de forma mais severa, reforçando o contingente onde era mais necessário.

Os estragos foram bastante pulverizados e atingiram especialmente pequenos municípios e áreas rurais. Em Pinhal de São Bento, no Sudoeste, ventos que chegaram a 100 km/h causaram destruição em barracões e também na rede da Copel. 

Em Nova Esperança e Alto Paraná, no Noroeste, a lama nas estradas e a mata fechada dificultaram o deslocamento das equipes de manutenção até alguns pontos da zona rural. Já em Cruz Machado, no Centro-Sul, quatro equipes atuaram com auxílio de barco para refazer o trecho de fiação em um cruzamento de rio no Alagado. Em Adrianópolis, no Leste, drones e até um helicóptero foram usados para realizar a inspeção das redes, comprometidas pela queda de vegetação sobre os cabos da rede elétrica. 

Chuvas mais frequentes

O ano de 2023 foi marcado pela alta frequência de eventos climáticos que demandaram o empenho da Copel a fim de minimizar os impactos sobre os serviços prestados ao consumidor. 

A grande quantidade de chuvas está associada do fenômeno El Niño, que provoca aumento da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com grandes alterações no clima. No Sul do Brasil, a principal consequência é o aumento das chuvas e temporais, em contraposição ao La Niña, que provoca estiagem na região.

SEGURANÇA – A Copel lembra que, em ocorrências climáticas como esta, é importante o cuidado com a segurança. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados, e acionar a concessionária através do número 0800 51 00 116.

CANAIS DE ATENDIMENTO – A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, mas também por meio do aplicativo para celulares, aqui pelo site e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, o aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.

Veja também

Hospitais públicos e filantrópicos em todo o Paraná começam a economizar com a geração própria de energia solar e a troca de equipamentos elétricos de

Leia mais

A Copel realizou simulados de situações de emergência com funcionários, representantes da Defesa Civil e comunidade na região da Usina Colíder, como parte do plano

Leia mais

Investimento de R$ 100 milhões beneficia população da capital e região metropolitana A Copel concluiu a ampliação da subestação Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e

Leia mais