Notícias

Equipes da Copel já atenderam mais de 11 mil serviços de religação de energia após tempestades

As redes elétricas da Copel foram severamente danificadas em todas as regiões do Paraná, com a formação de um ciclone extratropical e uma sequência de tempestades acompanhadas de fortes ventos, entre os dias 21 e 22 de setembro, últimos dias da estação de inverno. Desde o início do evento climático, equipes da companhia estão mobilizadas para a recomposição dos serviços de energia elétrica. Nesta terça-feira, a Copel ultrapassou a marca de 11,4 mil serviços atendidos em todo o Paraná.

Este é considerado o evento climático mais desafiador dos últimos anos para as redes elétricas da Copel. Os ventos ultrapassaram os 100 km/h em ao menos 12 cidades, e os acumulados de chuva em dois dias fizeram com que dez estações meteorológicas do Instituto Simepar atingissem o volume de água previsto para todo o mês de setembro já no dia 22.

Os fortes ventos causaram a queda de duas torres de alta tensão em Bandeirantes, no Norte do Estado, cujo trabalho de reconstrução está em andamento. A contabilidade de postes quebrados em todo o Paraná chega a 322, principalmente em decorrência da queda de árvores sobre as redes de distribuição. Apenas em Curitiba, 120 árvores foram derrubadas em consequência do vendaval.

No pico dos desligamentos, registrado às 7h desta segunda-feira, o número chegou a 1,1 milhão de domicílios sem energia elétrica simultaneamente. A ação coordenada de 2,7 mil eletricistas, apoiados por equipes técnicas e de operação, reduziu este contingente a 30 mil domicílios desligados, na tarde desta terça-feira. Destes, 11,4 mil estão na região Centro-Sul; 7,1 mil no Norte; 4,2 mil no Leste, 3,6 mil no Noroeste e 3,6 mil no Oeste e Sudoeste do Paraná.

Plano de contingência

O plano de contingência da Copel segue em execução até que todos os clientes sejam religados. A Copel tem um trabalho robusto de preparo para o enfrentamento a situações como esta, mesmo sem a possibilidade de deslocamento de equipes, já que o evento atingiu todas as regiões.


O atendimento aos serviços segue uma ordem que prioriza hospitais, postos de saúde e outros serviços essenciais à população, assim como situações que possam representar risco à vida. Outro fator avaliado é o número de domicílios afetados em cada ocorrência e a possibilidade de acesso para o atendimento.

A Copel tem intensificado suas ações para enfrentar eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes. Investimentos em tecnologia para consolidar dados meteorológicos e hidrológicos têm permitido prever impactos e orientar as ações em campo. As inovações implantadas têm tornado a empresa uma referência para o setor.

Veja também

A Copel informa que segue com equipes em campo, no atendimento a 3 mil ocorrências causadas pelos fortes temporais que atingiram o Paraná neste fim

Leia mais

Um balanço feito pela Copel aponta que 3.607 postes precisaram ser substituídos ao longo de 2025, devido a colisões de veículos contra a infraestrutura elétrica,

Leia mais

A opção dos clientes da Copel pelo uso de canais digitais na busca por serviços teve novo crescimento ao longo de 2025: 95% de todas

Leia mais