Notícias

Empresários de Curitiba conhecem estratégias para economizar com o mercado livre de energia

Empresários e representantes de diversos segmentos da economia de Curitiba participaram, nesta quarta-feira (02/07), do seminário “Mercado Livre de Energia: Perspectivas, Benefícios e Economia para Crescer”, promovido pela subsidiária de comercialização de energia da Copel. O evento, realizado na sede da Copel, teve como objetivo orientar o setor produtivo sobre as oportunidades de economia e previsibilidade na contratação de energia elétrica.

A abertura foi conduzida por Rodolfo Lima, diretor-geral da subsidiária, que destacou a importância de aproximar a companhia dos clientes e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do mercado livre, muitas vezes percebido como complexo pelos empresários. Rodolfo também ressaltou a relevância de contar com uma empresa de confiança e credibilidade na hora de migrar para esse modelo. “A Copel oferece energia proveniente de fontes 100% renováveis, gerada exclusivamente em usinas próprias do Grupo, o que garante rastreabilidade, confiabilidade e compromisso ambiental em toda a cadeia.” explicou.

Na sequência, Felipe Pessuti, superintendente de Experiência do Cliente, reforçou a importância de aproveitar o evento para tirar dúvidas diretamente com a equipe técnica presente, colocando a estrutura da empresa à disposição dos participantes.

Panorama do setor e análise comparativa

Thamires Baptista – gerente do Departamento de Inteligência de Vendas

A primeira apresentação foi conduzida por Thamires Baptista, gerente do Departamento de Inteligência de Vendas, que trouxe um panorama geral sobre o setor elétrico brasileiro, seus potenciais e principais desafios. Ela contextualizou a evolução do mercado livre no país e reforçou os diferenciais desse ambiente de contratação, como negociação direta, liberdade de escolha e economia de até 35% na conta de luz.

Em seguida, Flávia Oleinik, gerente do Departamento de Atacado e Varejo, iniciou sua fala com uma dinâmica interativa para mapear o perfil das empresas presentes no evento. Setores como metalurgia, comércio, ensino, saúde, telecomunicações e alimentação marcaram presença, demonstrando o interesse crescente de diferentes segmentos na migração para o mercado livre.

A apresentação também trouxe um comparativo entre o ambiente cativo (consumidores que adquirem energia obrigatoriamente da concessionária que atende a sua região), o mercado livre e a geração distribuída (clientes que têm sistemas de geração nas suas propriedades, com placas solares), utilizando um exemplo de cliente com consumo de 12.000 kWh/mês. A análise mostrou que o mercado livre pode oferecer economia significativa sem necessidade de investimento inicial (necessário no caso da instalação de sistemas de geração distribuída), com vantagem clara sobre outras modalidades no curto e médio prazo.

Reforma do setor e abertura do mercado

Flávia Oleinik – gerente do Departamento de Atacado e Varejo

Flávia também detalhou os principais pontos da Medida Provisória 1.300/2025, que propõe a abertura gradual do mercado de baixa tensão. A proposta assinada recentemente prevê a ampliação da liberdade de escolha para milhões de brasileiros que até então estavam limitados ao mercado cativo. A abertura ocorrerá em duas fases: em agosto de 2026, para indústrias e comércios e em dezembro de 2027, para os demais consumidores.

“Frente a essa transformação, a comercializadora de energia da Copel vem se preparando para atuar oferecendo não só economia, mas também atendimento personalizado e ações educativas para que o consumidor tome decisões conscientes.” detalhou, Flávia.

Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. As perguntas abordaram desde critérios de elegibilidade até aspectos técnicos do processo de migração e contrato.

O evento integra uma série de encontros promovidos pela Copel em diferentes cidades, com foco em levar informação estratégica ao setor produtivo e ampliar o acesso aos benefícios do mercado livre de energia no Paraná.

Veja também

O banho quente, a televisão ligada e as roupas lavadas são itens de conforto e qualidade de vida acessíveis sem custo para famílias de baixa

Leia mais

Empresários e representantes de diversos segmentos da economia de Curitiba participaram, nesta quarta-feira (02/07), do seminário “Mercado Livre de Energia: Perspectivas, Benefícios e Economia para

Leia mais

A agência de atendimento presencial da Copel em Curitiba terá novo endereço a partir do dia 7 de julho. O atendimento presencial será realizado, agora,

Leia mais