Notícias

Em Rebouças, voluntários da Copel orientam estudantes sobre cuidados com a rede elétrica  

Cerca de 500 pessoas, a maior parte estudantes com idades entre 9 e 10 anos, de oito escolas municipais da cidade de Rebouças, no centro-sul paranaense, receberam orientações, nesta terça-feira (8/4), sobre os cuidados com a rede elétrica.

O evento, organizado em parceria pela Copel e a Secretaria de Educação do município, reuniu crianças, do 4º e 5º anos do ensino fundamental, professores e funcionários das escolas, que se dividiram em dois turnos para assistir a palestras Programa Iluminando Gerações, no Centro Cultural Flórido Cabral. 

Os estudantes receberam folhetos com orientações e participaram ativamente da palestra

A presença de público foi maciça e o conteúdo agradou aos presentes. Pela manhã, 322 estudantes e 29 funcionários das escolas assistiram as palestras. À tarde, participaram 132 crianças e 16 profissionais de educação, num total de 499 espectadores nos dois turnos. 

“Foi um evento muito especial e importante.  Gostamos muito. As crianças se interessaram pela palestra e também os professores. A equipe da Copel está de parabéns por esta iniciativa. Esperamos mais eventos como este na cidade”, afirmou a coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Rebouças, Rogéria Ducat. 

Segundo a professora, o que mais chamou a atenção nas orientações passadas pelos profissionais da Copel, foi a explicação dos aparelhos que mais consomem energia e dos riscos do uso de cerol nas linhas de pipas. “Várias crianças têm mania de soltar pipas e não têm noção do perigo que isso representa”, pontuou Rogéria. 

Segurança 

Foram palestrantes os copelianos João Abel Alves Junior, Carlos Roberto Gavron Junior e Jose de Jesus Domingues (como Lúcio). O evento integra o plano de ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da regional da companhia, com sede em Irati, e que abrange 19 municípios da região. 

Para o presidente da CIPA e coordenador da regional da Copel em Irati, Giovani de Souza, o resultado do evento foi gratificante. “É importante levarmos orientações de segurança para as crianças e também promover o voluntariado entre os nossos funcionários”, disse.  
 
Segundo ele, a participação do mascote Lúcio, em Rebouças, foi um pedido especial da secretaria de Educação devido o sucesso do personagem com as crianças de Rio Azul, em evento recente que realizado em escola da cidade vizinha. 

Outra ação de segurança realizada hoje pela CIPA de Irati nesta terça-feira, foi uma palestra para empregados de empresas de internet na cidade de Imbituva, sobre os cuidados que esses profissionais precisam ter ao trabalhar próximo das redes da Copel. O palestrante de Imbituva foi o técnico de segurança Marco Antônio Siqueira. 

Veja também

Em primeiro plano, uma câmera acoplada em um cone de sinalização acompanha o trabalho. Em segundo plano, homem eletricista uniformizado e com capacete e protetor facial consta de joelhos diante de caixa de energia trocando medidor de energia.

A Copel começou nesta semana a instalação de medidores inteligentes – os chamados smart meters – no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba

Leia mais

A Copel, em parceria com a Indicator Capital, anunciou nesta quarta-feira (24) um aporte de R$ 12,5 milhões na startup brasileira Fu2re, especializada em soluções

Leia mais

O município de Alto Piquiri, na região noroeste paranaense, está recebendo investimentos de R$ 13 milhões da Copel em obras de expansão, modernização e reforço

Leia mais