Notícias

Eficiência energética da Copel reduz consumo de energia em hospital de Pato Branco

O Hospital São Lucas, de Pato Branco, está entre as instituições beneficiadas por um edital voltado à eficiência energética em hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. Com a substituição de equipamentos de ar-condicionado e a instalação de mais de 300 placas fotovoltaicas, a unidade tem alcançado economia no consumo e redução dos custos com a energia elétrica. 

De acordo com o superintendente do hospital, Sergio Luiz Wolker, a iniciativa tem impacto direto na qualidade dos serviços prestados. “Além da economia financeira, temos a sustentabilidade ambiental. Com a economia que tivemos, conseguimos melhorar a estrutura física e adquirir novos equipamentos. Com isso, melhoramos a qualidade no atendimento aos pacientes”, afirma. A instituição atende mensalmente mais de mil internamentos e realiza, em média, 12 mil consultas. 

O edital que possibilitou essas melhorias faz parte do Programa de Eficiência Energética da Copel e disponibilizou R$ 35,2 milhões para a substituição de equipamentos de climatização, iluminação e cuidados hospitalares por modelos mais eficientes, além da instalação de sistemas de geração própria de energia. Os recursos foram distribuídos entre 41 hospitais localizados em 33 municípios do Paraná.  A projeção é de uma economia anual de 11 mil megawatts-hora, o equivalente ao consumo de cerca de 6 mil residências no estado. 

Programa de Eficiência Energética

Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), financia projetos para promover o uso racional da energia elétrica. Por meio de chamadas públicas, o programa investe em ações que geram economia no consumo e contribuem para a sustentabilidade do setor elétrico. 

Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que conta sobre os projetos executados e os benefícios esperados para instituições de todas as regiões do Paraná. 

Veja também

A Copel restabeleceu, nesta quarta-feira (12), o fornecimento de energia a todos os 603 clientes afetados pelo tornado nas áreas rurais de Piraí do Sul,

Leia mais

Novos profissionais ingressaram nesta semana na Escola de Eletricistas Copel.  Ao todo, 119 eletricistas foram contratados para atuar diretamente no Programa Copel Agro. Eles vão

Leia mais

A Copel realizou, na última quarta-feira (5), um evento na Câmara de Vereadores de Campo Alegre (SC) para apresentar os resultados do projeto de implantação de fossas sépticas biodigestoras no município. A iniciativa é um dos marcos do Programa

Leia mais