Notícias

Eficiência Energética da Copel financia melhorias na iluminação pública

Eficiência Energética da Copel

O município de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro do Estado, concluiu recentemente um projeto que substituiu toda iluminação pública por lâmpadas de LED. O trabalho de troca das 2.428 luminárias foi realizado com recursos do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Após aprovação em chamada pública, a instalação dos equipamentos foi executada pela prefeitura municipal como contrapartida do projeto, que seguiu as especificações técnicas detalhadas pela consultoria da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar). O investimento em materiais comprados foi de R$ 1,7 milhão. Além de garantir maior qualidade na iluminação de vias e praças no período noturno, a troca de luminárias e lâmpadas proporcionará ao município uma redução no consumo de energia elétrica da ordem de 753 MWh (megawatt-hora) ao ano, o que equivale ao consumo anual médio de 370 residências.

O prefeito Paulo Leonar destaca a parceria da Copel e da Funpar, elencando os benefícios imediatos observados pelo município de 20 mil habitantes: “A cidade está de cara nova, melhorou a segurança pública e a qualidade de vida da população brazense. A cidade está brilhando com a iluminação LED”, relata.

Para o diretor da Copel Distribuição, Maximiliano Andres Orfalli, ajudar a tornar o uso da energia mais eficiente em diferentes segmentos é um compromisso da empresa. “Nosso Programa de Eficiência Energética está perto de completar 20 anos, com ações que são exemplo para todo o País”, afirma. 

NOVOS PROJETOS – A exemplo de Wenceslau Braz, o município de Carlópolis também teve um projeto aprovado em chamada pública pela Copel e deve ter, em breve, sua iluminação pública repaginada. Outras cidades interessadas poderão inscrever suas iniciativas de eficiência energéticas até o dia 10 de fevereiro, no edital 002/2019, disponível no site www.copel.com. A chamada pública que está aberta disponibiliza R$100 milhões em recursos para a execução de projetos aprovados em indústrias, comércios, condomínios residenciais, propriedades rurais ou instituições de serviço e do poder público.

Veja também

A Copel obteve, nesta semana, dois importantes reconhecimentos em razão de suas ações de sustentabilidade. Um deles partiu do S&P Global Sustainability Yearbook 2026, publicação internacional que

Leia mais

20/02 – 11h20 – A Copel informa que as equipes de manutenção da companhia seguem, no fim da manhã desta sexta-feira (20), no restabelecimento da energia de cerca de 4,1 mil unidades consumidoras de municípios das regiões Oeste e Sudoeste paranaenses atingidos por fortes tempestades na última noite.

Leia mais

Neste Carnaval, a Copel está reforçando as equipes de manutenção no litoral do Paraná com foco no primeiro atendimento a ocorrências que envolvam a rede elétrica. Serão 40 equipes com 90 eletricistas atuando nas bases de campo litorâneas, o que

Leia mais