Notícias

Edital oferta cursos profissionalizantes para mulheres em situação de vulnerabilidade

Mulher de costas escrevendo em um caderno. Sobre a mesa, alicate e fios elétricos.

Uma nova oportunidade para a promoção de cursos de qualificação profissional está disponível, priorizando o atendimento ao público feminino em situação de vulnerabilidade no Estado do Paraná. A Copel irá selecionar, por meio de chamada pública, instituições sociais e organizações da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos, que irão receber cursos de qualificação profissional para mulheres assistidas por elas. A chamada pública SGD 001/2024 prevê o investimento de R$100 mil na execução dos cursos, que devem iniciar a partir do segundo semestre de 2024.

A iniciativa vem para impulsionar o atendimento ao público feminino com vistas à promoção da equidade de gênero, por meio de uma qualificação mais sólida e diversificada para o mercado de trabalho. As instituições interessadas na Chamada Pública devem estar sediadas em cidades atendidas pela Copel Distribuição.

Desafios da Agenda 2030

Um dos critérios de avaliação e seleção das instituições é o compromisso em adotar e fortalecer políticas sólidas e atender a legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres. As instituições também devem possuir iniciativas que contribuam para o cumprimento das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e estar regularmente constituídas e legalizadas antes da data de publicação desta Chamada Pública.

A equiparação de oportunidades para homens e mulheres, bem como o fim da discriminação e da violência contra a mulher, é um dos objetivos globais elencados pela ONU para esta década.

Como inscrever sua instituição

Toda a documentação referente à inscrição deverá ser submetida eletronicamente. O edital da chamada pública, contendo os requisitos de participação e demais orientações, está disponível aqui no site.

As inscrições estarão abertas de 01 de março a 01 de abril, e a plataforma permanecerá disponível para receber pedidos de esclarecimentos até o encerramento do prazo. O resultado das instituições selecionadas será divulgado em 30 de abril.

Veja também

Estudantes em pé junto ao banner de divulgação do resumo de artigo científico

Programa tem edital aberto para novos bolsistas, com inscrições até 02 de maio O Programa Aluno Energia, que incentiva estudantes cotistas do curso de Engenharia

Leia mais
Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais
Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais