
O programa Ecoeficiência foi criado em 2014 para promover ações de combate ao desperdício de energia, água, combustível e papel na Copel.
Todas as ações estão diretamente ligadas ao ODS 12, que tem como meta alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais até 2030. Isso envolve reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.
Vamos divulgar até o fim deste ano os dados de consumo na Copel, começando pelas folhas de papel usadas em impressões. Alguns dados interessantes:
- No primeiro semestre de 2020, a Copel usou cerca de 3 milhões de folhas de papel. O trabalho remoto fez o consumo cair basicamente pela metade.
- Ainda assim, o consumo de papel na primeira metade de 2020 representou o uso de 480 árvores.
- A Copel vem reduzindo o consumo de papel nos últimos anos – reflexo do compromisso firmado em 2016 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Com a digitalização em curso, será cada vez menos necessário imprimir. Ainda bem. Pois de 2016 a 2019, a Copel consumiu o equivalente a 7 mil árvores em impressões.
Cerca de 17% das emissões de CO2, um dos maiores responsáveis pelas mudanças climáticas, são produtos do desmatamento. A perda de florestas tem um impacto global nas emissões de efeito estufa maior do que todo o setor de transportes.
As árvores podem trazer soluções para alguns dos problemas mais perigosos que o planeta enfrenta: poluição, extinção de espécies, mudança climática, desertificação, desmatamento, inundação, pobreza e desnutrição.
Pense bem se realmente é necessário imprimir e, se possível, contribua para o plantio e a preservação de florestas.
