
No próximo 19 de setembro é o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), data em que gente de todas as idades e do mundo inteiro se reúne pra limpar praças, parques, praias, mangues, rios ou ruas.
O movimento começou na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram pra limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A ação se espalhou pelo mundo e hoje acontece em 180 países.
Por conta da pandemia, a ideia é que a edição 2020 aconteça totalmente em casa. No Brasil, o tema #EuCuidoDoMeuQuadrado mostra a ideia do evento: que cada um cuide muito bem do seu espaço. No site da campanha você encontra diversas formas de se mobilizar.
O que fazer
Que tal aproveitar os próximos dias pra organizar a casa, separar resíduos, fazer aquela limpa nos eletrônicos ou meditar? Sim, pode até meditar. A proposta do desafio é atuar em limpeza ambiental, digital, solidária e mental.
Limpeza ambiental
Separar resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos, e também aqueles itens reversíveis ou lixo tóxico, como pilhas, baterias, lâmpadas, óleo usado ou medicamentos. A gente explica logo mais sobre o descarte de alguns desses materiais.
E mais: conheça os aplicativos QZela, que permite apontar locais na sua cidade onde tem descarte irregular de lixo, e Cataki, que conecta você a cooperativas, catadores e locais de descarte de resíduos perto de você.

Limpeza digital
Seu celular ou computador estão cheios de pastas, arquivos, atalhos ou aplicativos desnecessários? Que tal organizar aquelas fotos do Natal de 2009 ou da viagem pra Ilha do Mel no ano passado (ô, saudade)? A limpeza digital também conta.
Limpeza solidária
O ano está cheio de campanhas de arrecadação de doações, a gente sabe, mas se você ainda tiver itens pra doar (eletrônicos, por exemplo), está aí mais uma ocasião pra repassar a quem precisa.
Por meio do aplicativo Nós (Nosso Olhar Solidário), você pode doar seus itens ou saber de campanhas de arrecadação para pessoas em situação de risco. É uma iniciativa de alunos e professores da UFPR e da UTFPR, com apoio da rede Sustenta Paraná, da qual a Copel também faz parte.
Lembrando que o aplicativo Paraná Solidário também funciona como uma ponte entre empresas e pessoas físicas que queiram doar para instituições produtos como alimentos, roupas, móveis, eletrodomésticos, ração para animais, entre outros.
Limpeza mental
Nesse período de isolamento social e de troca intensa de informações, é saudável reservar um tempo pra limpar a mente. Conhece alguma técnica pra isso? Gosta de meditação? Aproveite a data simbólica também pra esses momentos.

Como descartar resíduos
No Paraná, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo convidou a Copel para a mobilização do Dia Mundial da Limpeza.

Na sexta-feira, dia 18 de setembro, a sede da secretaria em Curitiba vai funcionar como ponto de coleta de roupas, resíduos eletrônicos, pilhas e baterias, medicamentos vencidos, lâmpadas e óleo usado. O endereço é Rua Desembargador Motta, 3384, Mercês e o horário de funcionamento é das 8h30 às 18h.
Mas se você mora em outra cidade ou não conseguir descartar seus itens nesse dia, existem outras opções.
A gente conta pra você na sexta-feira, combinado?
Até lá!
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As ações da Copel relacionadas ao Dia Mundial da Limpeza estão relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. A Copel se comprometeu com os ODS em 2016 e tem realizado muitas ações envolvendo todas as suas subsidiárias em prol da Agenda 2030.