
*Atualizado em 28/10, 12h
Moradores das regiões mais atingidas pelo temporal do último fim de semana retomam pouco a pouco a rotina, também com a normalização dos serviços de energia elétrica. Na região Noroeste, a mais severamente atingida pelo evento climático, o número de domicílios desligados da região reduziu a 5 mil, e novos reforços chegam nesta quinta-feira à região para acelerar os trabalhos de reconstrução da rede
Maringá – A Cidade Canção tem 2 mil domicílios sem luz espalhados em pequenos circuitos por toda a cidade, com uma concentração percebida na região Norte. Só o município teve 425 postes quebrados pelo temporal, o que gera serviços pesados de manutenção e obras.
No Jardim Olímpico, por exemplo, equipes de obras passaram o dia ontem na reconstrução de uma rede devastada, com 30 postes derrubados em sequência, serviço que deve ser concluído hoje. No final da avenida Kakogawa, na divisa das áreas urbana e rural, 57 postes foram ao chão com a força dos ventos.
As equipes enfrentam ainda outras dificuldades no atendimento às ocorrências, como o que aconteceu em um dos pontos de rede danificados no Jardim Alvorada, com três postes quebrados. Ao chegar ao local para realizar a manutenção, os eletricistas constataram que toda a fiação do trecho havia sido furtada.

Paranavaí– Ainda na região Noroeste, a região de Paranavaí e Colorado é a que concentra a maioria das ocorrências, grande parte nas áreas rurais de pequenos municípios. Equipes de manutenção estão utilizando postes de fibra de vidro, menos pesados para o transporte, nos locais de acesso mais difícil. “Na região não são poucos os casos em que estamos atravessando banhado, mata fechada, e fazendo travessia de rio”, relata o supervisor de manutenção Marcelo Lopes Castanho. Nos municípios de Paranavaí e Colorado as equipes também seguem em campo e com reforços de outras regiões, e a perspectiva é regularizar o fornecimento para a maioria dos consumidores ainda hoje. São 900 unidades consumidoras sem luz em Paranavaí, e 600 em Colorado, nesta manhã.
Norte e Oeste – As regiões Norte e Oeste do Estado já retornaram ao patamar rotineiro de atendimentos emergenciais, e as equipes da Copel seguem em campo para concluir a regularização do fornecimento ainda a cerca de 800 domicílios sem luz devido ao temporal na região Oeste, e 600 na região Norte.
Este é pior evento climático já enfrentado pela Copel no interior do Paraná. O temporal deste fim de semana só não foi mais grave que o ciclone-bomba ocorrido na região Leste, em junho de 2020. Chegou a desligar 1,2 milhão de unidades consumidoras, alternadamente, durante a ocorrência das chuvas. Já foram identificados mais de 1.700 postes quebrados, sendo a maioria deles na região Noroeste do Estado. Equipes das regiões menos atingidas estão somando esforços com trabalhadores locais de emergência, manutenção e obras.