Notícias

Desafio Copel de Inovação define semifinalistas após maratona de pitches  

O maior desafio de inovação aberta do Paraná deu mais um passo decisivo. Nos dias 25 e 26 de julho, a Copel realizou a banca avaliadora dos pitches do Desafio Copel de Inovação 2025, com 52 apresentações híbridas (presenciais e online) que envolveram 162 participantes, sendo 119 colaboradores da empresa.  

As ideias apresentadas foram desenvolvidas ao longo de julho, em equipes formadas por copelianos e agentes externos — como startups, empresas de tecnologia e instituições de ensino de diversas regiões do país. A avaliação ficou a cargo de uma banca multidisciplinar composta por executivos da Copel, que analisaram critérios como proposta de valor, relação custo-benefício das soluções propostas e conexão com os desafios reais da companhia.  

Como resultado, 12 grupos foram classificados para a próxima fase, na qual as soluções propostas serão analisadas sob a ótica de sua viabilidade econômico-financeira, na forma de um business case que detalhe quais são as oportunidades de redução de custo e o retorno esperado.   

Passo a passo  

A jornada dos participantes do Desafio Copel de Inovação 2025 começou com a identificação de problemas reais da companhia, a partir das vivências e desafios enfrentados no dia a dia das operações. A partir dessa escuta ativa, as equipes estruturaram propostas de valor com foco em impacto prático, viabilidade técnica e alinhamento aos objetivos estratégicos da Copel.  

Com as ideias definidas, os grupos passaram para a fase de estruturação dos pitches — apresentações claras e objetivas, construídas para destacar o diferencial, o benefício e a entrega esperada das soluções. 

Agora, os classificados avançam para a construção do business case, uma etapa essencial que envolve modelar o custo, estimar o retorno e avaliar o potencial de escala das propostas com base em dados concretos e cenários de mercado.  

Na sequência, as soluções serão testadas em ambiente controlado, na chamada prova de conceito, o que permitirá validar a efetividade das ideias na prática. Por fim, em setembro, será realizada a avaliação final, com definição dos projetos vencedores — que poderão gerar ganhos relevantes para a companhia e oportunidades reais de parceria com agentes externos.

Veja também

O maior desafio de inovação aberta do Paraná deu mais um passo decisivo. Nos dias 25 e 26 de julho, a Copel realizou a banca

Leia mais

A cidade de Apucarana, no norte paranaense, está recebendo investimentos significativos da Copel, em obras nas redes de transmissão e distribuição de energia. São mais

Leia mais
Em primeiro plano, uma câmera acoplada em um cone de sinalização acompanha o trabalho. Em segundo plano, homem eletricista uniformizado e com capacete e protetor facial consta de joelhos diante de caixa de energia trocando medidor de energia.

A Copel começou nesta semana a instalação de medidores inteligentes – os chamados smart meters – no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba

Leia mais