
A Copel apresentou para a distribuidora mineira Cemig na sexta-feira (07.05) informações atualizadas sobre o programa Cultivar Energia, de hortas comunitárias implantadas sob linhas de energia de distribuição e transmissão em centros urbanos.
O evento online reuniu cerca de 50 pessoas da Copel Distribuição, Copel Geração e Transmissão e da empresa parceira de Minas Gerais.
O conteúdo apresentado no evento envolveu a contextualização sobre o programa Cultivar Energia (Copel Holding), os aspectos fundiários (Copel GeT e Copel DIS), os requisitos técnicos e as questões de segurança (Copel GeT), com apresentação de casos práticos (Copel GeT e Copel DIS).
O Cultivar Energia acontece por meio de parcerias com os programas municipais de agricultura urbana e parte também por interesse da comunidade. As hortas comunitárias promovem a segurança alimentar de centenas de famílias, que produzem alimentos sem a utilização de defensivos agrícolas, os agrotóxicos. São disseminadas também práticas agrícolas mais sustentáveis como a rotação de culturas, o plantio direto e a conservação da cobertura do solo.
O superintendente da área fundiária e meio ambiente da GeT, Carlos Eduardo Medeiros, destacou o processo positivo das hortas com a comunidade do entorno dos empreendimentos da Copel, salientando que o programa gera retorno social e segurança alimentar.
O gerente do departamento de gestão imobiliária da DIS, Marco Antonio Rucinski, comentou sobre a importância de ter uma base de dados bastante confiável sobre os terrenos e contou uma série de melhorias que a Copel desenvolveu nos últimos anos a fim de regularizar as hortas nesses espaços. Rucinski anunciou que a Companhia está prestes a implantar um novo software para esse procedimento.

Hortas Comunitárias
O programa surgiu para resolver basicamente questões de invasão e depósito de lixo nas áreas sob as linhas de transmissão e de distribuição, além do uso indevido para fins recreativos. Com o tempo, a Copel institucionalizou avaliações jurídicas, técnicas e regulatórias, criando o programa nas subsidiárias de Geração e Transmissão e de Distribuição.
Hoje, a Copel tem implantadas sete hortas, sendo três em Maringá, duas em Curitiba, uma em Ponta Grossa e uma em Cascavel, e está em fase de implantação mais três hortas comunitárias, na região de Curitiba, Francisco Beltrão e Umuarama.

Em 2019, o programa Cultivar Energia da GeT recebeu o prêmio Benchmarking Brasil, promovido pela consultoria Mais Projetos Corporativos para reconhecer as melhores práticas das empresas brasileiras que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O case da Copel ficou em 4º lugar no ranking nacional.