Notícias

Copel trabalha nas redes mais destruídas pelo temporal da última terça

(Foto: Daniel Cavalheiro)

A Copel continua com milhares de eletricistas em campo para recompor a rede de energia afetada pelo temporal da última terça, mas agora o foco são os locais onde houve maior destruição. Após ligar o mais rápido possível o maior número de consumidores, agora os profissionais da Companhia estão focados na reconstrução de trechos de redes. Este trabalho continua intensamente nesta sexta-feira (03) e no final de semana. 

A região Leste do Estado foi a mais atingida e alguns pontos estão demandando o trabalho de grandes equipes. É o caso de uma rede na Vila Macedo, em Piraquara. Ao todo, 35 postes foram ao chão com a tempestade. A Copel deslocou 9 equipes, com 63 profissionais, nesta quinta para iniciar a reconstrução. Os trabalhos vão continuar nesta sexta.  

Curitiba está encerrando esta quinta com 6,8 mil unidades consumidoras sem energia. O número caiu pela metade ao longo do dia e os profissionais continuarão os trabalhos durante a noite. Os bairros mais atingidos são Cidade Industrial, Bacacheri, Fazendinha, Campo Comprido, Uberaba, Pinheirinho, Alto da Glória e Bom Retiro.  

No Paraná, são no total 117 mil unidades consumidoras desligadas e segue o alerta vermelho para as regiões Leste (71 mil unidades desligadas), Centro-Sul (28 mil) e Oeste (14 mil). Norte e Noroeste permanecem sem incidentes graves, com 2,1 mil e 4,2 mil desligamentos, respectivamente. 

Impacto da tempestade  

O temporal que atingiu o Paraná nesta semana é um dos eventos mais graves já enfrentados pela Copel em relação aos danos causados na rede por conta de árvores e postes caídos. Muitas dessas situações demandam serviços complexos de manutenção, ou até mesmo a reconstrução de parte da rede elétrica. A previsão de religação varia caso a caso, de acordo com a dimensão das avarias provocadas pelo temporal na localidade em questão e do tipo de manutenção requerida.  

A Copel alerta que, em situações com postes quebrados ou fios rompidos, é importante manter uma distância segura. Os desligamentos em circuitos de média tensão, que são os de maior extensão, são automaticamente identificados pela Companhia. Já a falta de luz em trechos menores e situações de risco devem ser comunicadas pelo cliente. A comunicação de falta de luz pode ser feita pelo aplicativo para celulares, ou enviando um SMS para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora. 

Veja também

Com média de 100 mil acessos diários, aplicação móvel é o canal mais utilizado para solicitação de serviços de energia elétrica Com 1,7 milhão de

Leia mais

A Semana da Inovação Copel 2025 chegou ao fim consolidando-se como um marco na transformação digital da companhia. Foram mais de 700 pessoas presentes na

Leia mais
Imagem aérea da nova subestação de energia

Com investimento de R$ 76 milhões, a nova subestação da Copel em Apucarana está chegando à metade das obras concluídas. A unidade, construída próximo ao

Leia mais