Na última semana, a Copel recebeu por meio do Instituto Ambiental da Prefeitura de Maringá (IAM), o Prêmio Mérito Ambiental Adriano José Valente, pela instalação das redes aéreas compactas de média tensão com cabos protegidos. A iniciativa reconhece o papel importante da comunidade em defesa da conservação ambiental, prestando uma homenagem para instituições e personalidades que contribuem para a preservação do meio ambiente.
A Copel foi uma das primeiras no Brasil a implantar a tecnologia de redes compactas. O projeto começou em Maringá no final dos anos 1980 e se mostrou fundamental para a preservação da vegetação urbana, ao mesmo tempo, em que melhorou a qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia, no município conhecido por sua densa arborização. A tecnologia é exemplo de eficiência aliada à sustentabilidade e consolidou a cidade como referência nacional em práticas ambientais urbanas.
“É um orgulho receber este prêmio. A Copel tem como compromisso o equilíbrio com o meio ambiente e a promoção da sustentabilidade em suas ações. Em nome da empresa, agradecemos por esse reconhecimento”, afirmou o gerente do departamento de Construção e Manutenção de Redes Norte/Noroeste da Copel, Hugo Cezar Lozano Lima de Araújo.

A solenidade ocorreu no Parque do Ingá e fez parte das comemorações do aniversário de 54 anos da unidade de conservação. A premiação reconheceu ainda dois profissionais locais por sua atuação em prol do meio ambiente, no município.
A importância do reconhecimento
O prefeito Silvio Barros destacou o aspecto simbólico e inspirador da premiação: “É uma oportunidade de reconhecimento, em que lembramos e valorizamos boas referências. Precisamos ter pessoas em quem nos inspirar e esses homenageados são exemplos de dedicação ao meio ambiente”, declarou.
O diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend, também reforçou a importância da valorização das trajetórias ligadas ao meio ambiente. “Hoje é um dia de celebração e de reconhecimento para quem tanto contribuiu com a história ambiental de Maringá. A escolha dos homenageados passou por uma comissão técnica, que avaliou nomes, currículos e trajetórias”, afirmou.
O Prêmio Mérito Ambiental foi criado pela Lei Municipal nº 11.293/2021. Os homenageados foram escolhidos por uma comissão composta por membros do IAM e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).
