Notícias

Copel recebe homenagem por transparência na divulgação de inventários de emissão de gases

A Copel participou nessa terça-feira (24), da cerimônia de divulgação do resultado dos inventários de gases de efeito estufa, promovido pelo programa brasileiro GHG Protocol. 

As empresas que encaminharam seus inventários fizeram de modo voluntário, uma vez que no Brasil ainda não é obrigatório a realização e publicação dele. Conforme a maturidade do inventário, o programa GHG Protocol concede selos diferenciados que vão da categoria bronze, quando o inventário está parcialmente realizado até a categoria ouro que além de ser um inventário completo foi submetido a uma verificação externa. 

Comemoração dos 15 anos do programa 

Em 2008 a fundação Getulio Vargas com apoio da Embaixada Britânica, do Ministério de Meio Ambiente e de outras parceiros, institucionalizou o programa brasileiro GHG Protocol com o objetivo de normatizar o processo de inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil e incentivar as principais empresas brasileiras não só a realizar os inventários como também registrá-los no registro público de emissões. 

Ao longo desses 15 anos o programa brasileiro GHG Protocol desenvolveu a ferramenta de cálculo para a elaboração de inventários adaptado à realidade brasileira, ministrou cursos e palestras, participou da discussão das principais leis estaduais e federal no que tange a emissão de gases de efeito estufa. 

O programa ainda publicou cadernos de orientação a diversos setores o que possibilitou o avanço dos inventários no mundo corporativo, o que pode ser observado ao longo desses 15 anos, quando da sua fundação havia 27 empresas e hoje já são mais de 400.  

A Copel foi convidada a participar em 2008 e aceitou ao convite se juntando às outras 26 empresas se tornando membro fundador. A participação ao longo desses 15 anos permitiu que a empresa se desenvolvesse no sentido de contabilizar as emissões e buscar ações como a aprovação do plano de neutralidade. 

Na comemoração dos 15 anos a Copel foi convidada para receber uma homenagem junto às outras empresas fundadoras. Para Luisa Nastari, Superintendente de Governança e Sustentabilidade, o pioneirismo da Copel foi fundamental para que a empresa estivesse à frente das questões ESG quando comparada com outras empresas no Brasil. 

No ano de 2023 a Copel manteve o selo ouro dos últimos anos, o que reforça o compromisso não só de inventariar as emissões de gases de efeito estufa como também de dar confiabilidade às informações (após um processo de verificação externa) como dar publicidade no registro público de emissões, ato que demonstra o seu papel indutor de ações voltadas a mudança do clima à outras empresas ligadas à Copel. 

Veja também

Alunos com uniforme de eletricistas treinam amarração em escada deitada no chão

A Copel oferta gratuitamente, em mais um município, o curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos

Leia mais

A Copel participa da 50ª edição da feira agropecuária Expoingá, que acontece no Parque Internacional de Exposições de Maringá, de 09 a 19 de maio.

Leia mais
Sistema de armazenamento sobre rodas no pátio do polo Atuba

Um dos principais desafios do cenário atual do setor elétrico, o armazenamento de energia tem sido estudado e testado pela Copel em diversas frentes. No

Leia mais