Notícias

Copel recebe certificação sobre melhores práticas de gestão de compliance

A Copel acaba de receber a certificação ISO 37.301, que atesta as melhores práticas de gestão de compliance nas empresas. A conquista premia um processo que começou no ano passado e mobilizou toda a Companhia a revisar uma série de práticas e normas, e ampliar a interação entre os processos de controles internos, gestão de riscos e compliance.  

O reconhecimento veio após a Copel passar, no começo deste ano, por uma auditoria detalhada que avaliou o gerenciamento e a operação do Programa de Integridade da holding. “Essa conquista é um grande avanço e demonstra o comprometimento da Companhia com a melhoria contínua das práticas anticorrupção e com a implementação das melhores práticas do mercado”, afirma o diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, Vicente Loiácono Neto. 

O processo de certificação começou em maio de 2022, quando a Copel passou a fazer avaliações internas a fim de adequar os processos de controles internos, gestão de riscos e compliance. Em novembro, aconteceram auditorias para a certificação dos processos da ISO e, em dezembro, houve a conclusão das adequações. A certificação ocorreu por meio de auditoria externa no início de 2023. 

O termo compliance vem de “to comply”, que em inglês significa “para agir de acordo com uma ordem, conjunto de regras ou solicitação”. O conceito está relacionado à conduta da empresa e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação. Pode ser definido como o conjunto de medidas e procedimentos com o objetivo de evitar, detectar e remediar a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção, e também envolve o cumprimento de obrigações trabalhistas, fiscais e regulatórias. 

ISO 37.301 

O objetivo da certificação ISO 37.301 é ajudar a organização a desenvolver e disseminar uma cultura positiva de conformidade, com uma gestão de riscos sólida e eficaz aplicada a todas as atividades da empresa.  

A norma contém uma série de termos e definições para se ter um sistema de gestão de compliance efetivo dentro das organizações, como o comprometimento em todos os níveis, a determinação de um escopo com monitoramento e medição, a elaboração e a documentação de uma política de compliance, a análise crítica pela direção e a realização de auditorias internas, entre outras.  

Um dos objetivos da certificação ISO 37301 é assistir as organizações a desenvolver e disseminar uma cultura positiva de compliance, gerando alguns benefícios, como a melhoria das oportunidades e da sustentabilidade do negócio, e a proteção da credibilidade e da reputação da organização. 

A certificação ISO 37.301 conquistada pela Copel tem validade até fevereiro de 2026. Nesse período, acontecerão auditorias anuais para verificar a manutenção da ISO. O procedimento aconteceu com a QMS Certification, organismo de certificação internacional presente em mais de 30 países, com foco principal em certificação de sistemas de gestão.  

Veja também

A população da Região Norte do Paraná já começou a ser beneficiada por novas obras de ampliação e modernização da infraestrutura elétrica em diversos municípios.

Leia mais
Imagem aérea do centro de treinamento de eletricistas em Curitiba

A Copel está ofertando gratuitamente, em Curitiba, o curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição destinado a homens e mulheres acima de 18 anos,

Leia mais

Após um dia e uma noite de mobilização ininterrupta, as equipes da Copel conseguiram restabelecer o fornecimento de energia a mais de 95% dos imóveis

Leia mais