Notícias

Copel passa a compor carteira do Índice Carbono Eficiente da B3

A Copel agora compõe também a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3. O grupo reúne 62 ações de 58 companhias de 22 setores. No setor elétrico, o número de empresas na carteira passou de duas para 11, mais a WEG que fabrica equipamentos. 

O índice foi divulgado pela B3 na segunda-feira, dia 4 de janeiro, e vigora até 30 de abril de 2021. O ICO2 demonstra o comprometimento das Companhias com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.  

“A entrada no índice é o reconhecimento das medidas que a Copel vem realizando nesses últimos anos com o objetivo de reduzir o impacto ambiental de suas atividades operacionais”, consta no comunicado da Copel ao mercado financeiro. 

Por meio do Programa de Mudança do Clima e política específica, a Companhia elabora anualmente o inventário de gases de efeito estufa e submete à verificação por entidade externa, assim como mantém metas de redução de emissões. 

Para esse ciclo de 2019, foi registrada a proporção de 0,0122 tCO2/R$ mil em emissões. Cabe citar ainda que a Copel é signatária do Pacto Global das Nações Unidas desde sua constituição e atua para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, prioritariamente no ODS 13 – Ação contra a Mudança do Clima, especificamente nos negócios em que atua. 

ICO2 

 O índice foi criado em 2010 e tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil.  

A nova carteira reúne 62 ações de 58 companhias pertencentes a 22 setores. Juntas, as companhias somam R$ 3,3 trilhões em valor de mercado, 63,63% do total das companhias com ações negociadas na B3, com base no fechamento de 30 de dezembro de 2020. Além disso, o número de empresas é 132% maior em relação à carteira que vigorou em 2020, que tinha 26 ações, de 25 companhias. 

Desde que foi criado, em 2010, o ICO2 B3 apresentou performance de 153,85% contra 82,69% do Ibovespa. No mesmo período, teve ainda menor volatilidade: 24,52% contra 25,39% do Ibovespa. 

Veja também

O município de Pinhão recebeu, na última semana, uma ação de saneamento de cabos de telecomunicação. Entre os dias 23 e 25 de setembro, a

Leia mais

A retirada de cabos obsoletos e materiais inservíveis da rede aérea de telecomunicações no Paraná alcançou uma marca expressiva em 2026. Mais de 120 toneladas

Leia mais

A busca contínua por eficiência, segurança, sustentabilidade e inovação deu o tom ao Prêmio Parceiro Pura Energia 2026, realizado pela Copel nesta quarta-feira (23/09), no

Leia mais

Boletim de evento climático

01/10 -18h As equipes da Copel permanecem mobilizadas nesta quinta-feira (1º) para reconstruir a rede elétrica danificada pelos temporais que atingem o Paraná desde o início da semana. Em poucos dias, o Estado foi impactado por uma sequência de eventos climáticos severos, com ventos fortes e chuvas intensas que provocaram a queda de árvores, danos à infraestrutura elétrica e interrupções no fornecimento de energia em centenas de municípios.