Notícias

Copel participa de debate sobre infraestrutura e energia no Oeste do Paraná

Profissionais da Copel buscam compreender a realidade regional apresentada pelas entidades e encaminhar as demandas levantadas Fotos: JP Gomes/Copel

Representantes da Copel participaram, nesta terça-feira (10), do evento Infraestrutura e Logística do Oeste do Paraná, realizado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). A reunião ocorreu durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, e teve como foco os desafios da infraestrutura necessária para sustentar o desenvolvimento econômico da região nos próximos anos.

Durante o encontro, foram debatidos temas como infraestrutura rodoviária, ferroviária e energia elétrica. Os profissionais da Copel participaram como ouvintes, com o objetivo de compreender a realidade regional apresentada pelas entidades e, a partir disso, encaminhar as demandas levantadas.

“Estamos realizando trabalhos pontuais e regionalizados para mapear as necessidades energéticas”, afirmou o superintende da Fiep, João Arthur Mohr. Segundo ele, há alinhamentos em andamento com a Copel para levar os pleitos da indústria e dos produtores rurais. “Criamos grupos com a Copel para realizar reuniões em todas as regiões do Estado”, complementou.

O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, ressaltou que as entidades estão do mesmo lado da Copel. “Precisamos de robustez no sistema de energia para acompanhar o crescimento econômico do Paraná”, afirmou.

Reuniões regionais

As reuniões regionais tiveram início após um encontro, realizado em 29 de janeiro, entre a diretoria da Copel e os presidentes das entidades que compõem o G7 — grupo que reúne as principais lideranças do setor produtivo paranaense. Na ocasião, foi definida a criação de grupos de trabalho para buscar soluções de curto, médio e longo prazo às demandas energéticas dos setores industrial, agroindustrial e cooperativista do Estado.

Aceitamos o convite das entidades para participar do evento com o intuito de ouvir as demandas da sociedade para comparar com o nosso planejamento”, explicou o superintende Comercial da Copel, Breno Castro. “Estamos iniciando um novo ciclo tarifário e, por isso, estamos fazendo um planejamento para os próximos cinco anos”, completou.

Segundo Castro, o intuito da Copel é justamente estar mais próximo da sociedade e ouvir quais são os anseios e atuar com eles nas principais demandas para desenvolvimento da infraestrutura do Paraná. “Vamos trabalhar para que energia seja mais um indutor de desenvolvimento do Estado”.

Veja também

Representantes da Copel participaram, nesta terça-feira (10), do evento Infraestrutura e Logística do Oeste do Paraná, realizado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, pela Federação das

Leia mais

A Copel estará presente no Show Rural Coopavel, em Cascavel, com uma estrutura própria de atendimento e orientação aos produtores rurais da região para a conexão à nova rede trifásica. De um

Leia mais

A operação das usinas hidrelétricas da Copel garantiu R$ 147 milhões em repasses públicos ao longo de 2025, referentes à compensação financeira pelo uso da

Leia mais