Notícias

Copel obtém avanços com a materialidade: você sabe o que significa?

A Copel completou o seu mais recente processo de materialidade, relativo ao ciclo 2023-2025 tendo revisões anuais, com o apoio de diversas áreas e a participação de todos os negócios. 

O levantamento representa um grande salto de qualidade para a Companhia – foi uma das maiores consultas às partes interessadas já realizadas, o que envolveu consultas a grupos que impactam ou que são impactados pela Copel, como clientes, empregados, fornecedores, investidores, entre outros.

No total, foram 6.905 participantes de diversos segmentos, com destaque aos clientes da Copel Distribuição: 3.595 respondentes, de 276 municípios do Paraná. A última materialidade da Companhia, levantada em 2021, continha 8 temas materiais agrupados. No ciclo atual, passaram a ser 10, com destaque para a entrada dos temas “Segurança da população” e “Gestão sustentável de fornecedores”.

Além disso, pela primeira vez a Copel realizou a dupla materialidade, em consonância com as melhores práticas do mercado. A dupla materialidade consiste na análise conjunta dos aspectos ESG com os aspectos financeiros da Companhia, os quais, de modo geral, costumam ser avaliados em momentos separados nas empresas. 

Mas você sabe o que é materialidade? 

Os temas materiais são os que representam os impactos mais significativos de uma empresa nas esferas econômica, ambiental e social. Para chegar aos seus temas materiais, a Companhia deve realizar periodicamente o Processo de Materialidade

Para tanto, tomou como base as recomendações da norma internacional GRI Standards (GRI3: Temas Materiais 2021). Ao final, os temas materiais da Copel foram aprovados pelo Conselho de Administração, que é o mais alto grau de governança da empresa. 

Para que serve?

Os temas materiais são um subsídio fundamental para o planejamento estratégico da Companhia, indicando as prioridades de atuação a serem capilarizadas em todas as áreas e operações da Copel. 

Funcionam como um norteador importante para a empresa e contribuem diretamente para a gestão de riscos da Copel. Estão presentes também no Relato Integrado e nos Relatórios Socioambientais, pois o conteúdo e a organização do documento refletem os temas materiais da Companhia. 

Como funciona? 

O primeiro passo de um bom processo de materialidade é a seleção de temas relevantes a serem submetidos à consulta das partes interessadas da empresa. Na Copel, essa seleção foi realizada pelos especialistas internos com base em: 

  • Estudos sobre impactos reais e potenciais, positivos e negativos, e de maior e menor severidade relativos às atividades e os negócios da Companhia; 
  • Pesquisas setoriais (electric utilities); 
  • Normas e padrões internacionais; 
  • Avaliações de sustentabilidade nacionais e internacionais. 

Uma vez definidos os temas relevantes para a consulta, as partes interessadas da Copel respondem a um questionário no qual elas indicam quais temas entendem que a Copel deveria priorizar em suas atividades.

Com este resultado, os temas considerados mais importantes para as partes interessadas foram cruzados com o impacto financeiro de cada tema para a empresa. Desta análise, é obtida a chamada dupla materialidade.

Após sistematizar tais dados, a Copel chegou à definição de seus 34 temas materiais, divididos em 10 agrupamentos, conforme a organização da Companhia.  

Temas materiais da Copel 

Os atuais temas materiais agrupados da Copel são: 

  • Compromisso ambiental; 
  • Compromisso social; 
  • Desempenho econômico-financeiro; 
  • Gestão de pessoas; 
  • Gestão sustentável de fornecedores; 
  • Governança corporativa; 
  • Satisfação do cliente; 
  • Segurança da população; 
  • Transformação do setor de energia. 

No quadro abaixo você pode conferir os agrupamentos.

Este ciclo de materialidade foi realizado 100% por especialistas da Copel.

Veja também

Estudantes em pé junto ao banner de divulgação do resumo de artigo científico

Programa tem edital aberto para novos bolsistas, com inscrições até 02 de maio O Programa Aluno Energia, que incentiva estudantes cotistas do curso de Engenharia

Leia mais
Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais
Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais