Notícias

Copel Mercado Livre oferece seguro de crédito como garantia financeira

A Copel Mercado Livre firmou parceria com uma seguradora e, a partir de agora, os clientes da empresa contam com uma nova modalidade de garantia financeira, o seguro de crédito. Funciona assim: após passar por uma análise de risco, o cliente que compra energia da comercializadora passa a contar com a garantia da seguradora, que cobrirá o pagamento em caso de inadimplência. Não há necessidade de apresentar outra forma de garantia. 

A solução é uma novidade praticada por poucas comercializadoras no mercado livre de energia no Brasil. Até então, para comprar energia das comercializadoras, os clientes precisavam apresentar uma garantia, como uma carta fiança bancária ou realizar um depósito bancário. Com o seguro, a subsidiária da Copel facilita a vida do cliente, que não precisa apresentar essa garantia, e ao mesmo tempo confere maior segurança para todos os agentes do mercado: clientes, geradores, e para a própria Copel Mercado Livre. A seguradora que venceu o processo licitatório e está prestando o serviço para a Copel é a Allianz Trade.

“O seguro de crédito é uma solução que beneficia todo os atores do ambiente de contratação livre, porque confere maior segurança ao processo de compra e venda de energia”, afirma o diretor-geral da Copel Mercado Livre, Fillipe Henrique Neves Soares. Ele destaca que, especialmente em situações em que há dificuldade para conseguir crédito ou acesso a outras formas de financiamento, a solução garante o acesso do cliente à energia do mercado livre. 

O seguro está disponível aos clientes que contratarem energia nas modalidades convencional e incentivada com volume de até 2 megawatts-médios. O contrato vai cobrir o suprimento de energia a partir do ano seguinte. 

Tipos de garantia 

Etapa essencial no processo de comercialização de energia, a garantia financeira é uma exigência feita pelos fornecedores de energia e confere solidez ao cumprimento das obrigações financeiras entre as partes. 

Geralmente, a garantia exige um valor equivalente a três meses de faturamento da energia elétrica contratada. As principais formas de garantia no mercado são: 

  • Carta Fiança Bancária: uma instituição financeira atua como fiador do comprador e apresenta a garantia. Esse formato exige que o comprador consiga uma linha de crédito bancário. Dessa forma, a empresa não precisa retirar o valor do próprio caixa. 
  • Depósito Bancário: O comprador faz um depósito como forma de garantia. A empresa não precisa de uma linha de crédito, mas tem que tirar o valor do próprio caixa.  
  • Seguro: A seguradora emite uma apólice de seguro como garantia. A empresa contratante não precisa apresentar ter acesso a crédito nem retirar o valor do próprio caixa. Para que seja aprovado, é necessário ser aprovado em uma análise técnico-financeira por parte da seguradora. 

Veja também

Equipe retira balão de linha de transmissão. Dois eletricistas sobre cesto aéreo

Um levantamento realizado pela Copel indica que a prática ilegal de soltar balões segue ocorrendo no Paraná, em alguns casos com prejuízos ao fornecimento de

Leia mais

O programa Cultivar Energia inaugurou na última sexta-feira (10) as hortas comunitárias Novo Horizonte I e Novo Horizonte II, implantadas sob linhas de energia da Copel localizadas

Leia mais
Alunos com uniforme de eletricistas treinam amarração em escada deitada no chão

A Copel oferta gratuitamente, em mais um município, o curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos

Leia mais