Notícias

Copel mantém Triplo A, melhor classificação da Fitch Ratings 

A Copel continua a figurar entre as empresas com melhor avaliação de risco de crédito em todo o mundo. A Fitch Ratings, uma das três maiores agências independentes que analisam o desempenho das organizações, manteve a classificação AAA (bra) da companhia. O resultado é atribuído à solidez dos negócios da Copel, que detém ativos rentáveis, além de uma alavancagem financeira reduzida e um forte perfil financeiro.  

A avaliação coroa o trabalho da empresa, que em 2021 foi, também, a primeira estatal do setor elétrico a alcançar o nível mais alto da Fitch. “O resultado demonstra que o mercado reconhece o nosso esforço para fazer da Copel uma das empresas mais eficientes do setor de energia”, celebra o presidente da companhia, Daniel Slaviero. “Continuamos a nos transformar dia a dia, com foco na geração de energia renovável, investindo fortemente na infraestrutura do Paraná, e atentos às melhores práticas de sustentabilidade”, acrescenta.  

A classificação se estende à Copel, às subsidiárias integrais (SIs) – Copel Geração e Transmissão e Copel Distribuição – e as suas respectivas emissões de debêntures, servindo de norte para que investidores conheçam o nível de risco dos títulos que adquirem. Este é o terceiro ano consecutivo da companhia no posto mais alto da Fitch. 

RESULTADOS CONSISTENTES – De acordo com o relatório da Fitch, a classificação da Copel é justificada por resultados consistentes. A companhia mantém um forte perfil de negócios, com ativos diversificados e relevantes, o que contribui para reduzir riscos operacionais e regulatórios. A empresa também apresenta uma geração de caixa robusta, e fluxo de caixa positivo, o que garante a execução do seu plano de investimentos. 

Outro destaque são os ganhos de eficiência, a modernização da rede de distribuição de energia e uma alavancagem financeira conservadora que contribui para a saúde financeira da companhia. “Baseada em critérios objetivos e técnicos, a avaliação da Fitch corrobora o comprometimento das empresas do grupo, que atuam integradas e voltadas à eficiência operacional de seus ativos, gerando valor para o Estado e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”, acrescenta Slaviero. 

O reconhecimento da Fitch chega no momento em que a Copel executa um dos maiores planos de investimentos de sua história. Somente em 2023 estão sendo aplicados R$ 2,182 bilhões em geração, transmissão e distribuição de energia. A maior parte do investimento destina-se à ampliação e a melhoria da rede de distribuição da empresa no Paraná, que está recebendo 86% dos recursos – R$ 1,878 bilhão. 

AGÊNCIAS DE CLASSIFICAÇÃO – Agências como a Fitch avaliam o risco de investimento de acordo com a capacidade de um emissor honrar suas obrigações financeiras. Investidores de todo o mundo utilizam essas notas como referência para a decisão sobre onde e como investir os seus recursos. Se as finanças são sólidas, a comunicação com o mercado é clara e o histórico de cumprimento de compromissos é bom, a nota dada pelas agências de rating é mais alta. 

Veja também

Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais
Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais
Imagem aérea de uma usina solar, com placas azuis em um campo gramado e parte da cidade ao fundo

A energia obtida a partir dos raios solares passa a compor com maior expressividade a matriz elétrica utilizada pela Copel em suas operações internas, com

Leia mais