Notícias

Copel leva teatro e divulga novos jogos digitais em Londrina, Maringá e região

Educadores em pé mostram jogo em tablet para crianças uniformizadas que visitam uma feira com muitas pessoas

Escolas da rede pública da região estão recebendo, ao longo da semana, uma programação cultural que divulga os jogos educativos desenvolvidos pela Copel para as crianças aprenderem sobre o uso seguro e consciente da energia elétrica. A peça teatral “Histórias Eletrizantes” aborda os conteúdos que depois podem ser praticados pelos alunos como uma brincadeira no celular.  

A previsão é de que 3 mil crianças assistam ao teatro, que está sendo levado a Apucarana (21/08), Cambira (22/08), Sarandi (24 e 25/08) e Maringá (25/08). Toda a programação tem parceria com as Secretarias Municipais de Educação, e no caso de Apucarana, as apresentações foram viabilizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copel e CGT Eletrosul. Durante o último final de semana, os jogos digitais foram divulgados no “Londrina Mais”, que é atualmente a maior feira de educação do Sul do Brasil.

Jogos para celulares

Os jogos “Se Liga” e “Click Esperto” foram especialmente projetados para crianças de sete a dez anos de idade, como um complemento ao conteúdo do programa educativo Iluminando Gerações, que leva informações por teatro e também em palestras, vídeos, materiais impressos e em eventos dedicados aos anos finais do Ensino Fundamental I, em todo o Paraná. 

Após baixados, os jogos funcionam sem conexão à internet, portanto não exigem o consumo de dados móveis, nem expõem as crianças à conexão com outros usuários. O download dos jogos está disponível gratuitamente pela loja de aplicativos Google Play, do sistema operacional Android. Eles  

Educação para o consumo consciente

Tanto os jogos quanto o teatro têm como mensagem principal o uso consciente da energia elétrica. O jogo “Se Liga” é dedicado à segurança com a energia: nele, a crianças passeia com seu avatar personalizado e tem o desafio de identificar os riscos e responder as perguntas de forma correta para ganhar pontos e salvar o dia. 

Além do uso seguro da energia, outra mensagem importante é a do uso sem desperdícios. Por isso, no jogo “Click Esperto” a ideia é acabar com os gastos desnecessários para economizar. É preciso ser rápido para apagar as lâmpadas acesas durante o dia, sem atingir nenhum obstáculo. 

No teatro Histórias Eletrizantes, essas orientações são trazidas de forma lúdica pelos personagens Jacuí e Maricota. Depois das apresentações desta semana, a dupla segue em turnê promovida pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela COPEL e CGT Eletrosul, e realizada pela Associação Cultural Casa da Árvore. Nela, serão contempladas mais 16 cidades: Assis Chateaubriand, Guaíra, Paranaguá, Arapongas, Antonina, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Campo do Tenente, Toledo, Sertaneja, Ortigueira, Tibagi, Goioerê, Umuarama, Piên e Lapa.

Estas ações estão alinhadas ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade, um dos ODS priorizados pela Copel.

Veja também

A Copel participa da 50ª edição da feira agropecuária Expoingá, que acontece no Parque Internacional de Exposições de Maringá, de 09 a 19 de maio.

Leia mais
Sistema de armazenamento sobre rodas no pátio do polo Atuba

Um dos principais desafios do cenário atual do setor elétrico, o armazenamento de energia tem sido estudado e testado pela Copel em diversas frentes. No

Leia mais

A Copel, empresa responsável pela Usina Colíder, dará início a uma série de ações preventivas na região da hidrelétrica, em continuidade às atividades previstas na

Leia mais