Escolas da rede pública da região estão recebendo, ao longo da semana, uma programação cultural que divulga os jogos educativos desenvolvidos pela Copel para as crianças aprenderem sobre o uso seguro e consciente da energia elétrica. A peça teatral “Histórias Eletrizantes” aborda os conteúdos que depois podem ser praticados pelos alunos como uma brincadeira no celular.
A previsão é de que 3 mil crianças assistam ao teatro, que está sendo levado a Apucarana (21/08), Cambira (22/08), Sarandi (24 e 25/08) e Maringá (25/08). Toda a programação tem parceria com as Secretarias Municipais de Educação, e no caso de Apucarana, as apresentações foram viabilizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copel e CGT Eletrosul. Durante o último final de semana, os jogos digitais foram divulgados no “Londrina Mais”, que é atualmente a maior feira de educação do Sul do Brasil.
Jogos para celulares
Os jogos “Se Liga” e “Click Esperto” foram especialmente projetados para crianças de sete a dez anos de idade, como um complemento ao conteúdo do programa educativo Iluminando Gerações, que leva informações por teatro e também em palestras, vídeos, materiais impressos e em eventos dedicados aos anos finais do Ensino Fundamental I, em todo o Paraná.
Após baixados, os jogos funcionam sem conexão à internet, portanto não exigem o consumo de dados móveis, nem expõem as crianças à conexão com outros usuários. O download dos jogos está disponível gratuitamente pela loja de aplicativos Google Play, do sistema operacional Android. Eles
Educação para o consumo consciente
Tanto os jogos quanto o teatro têm como mensagem principal o uso consciente da energia elétrica. O jogo “Se Liga” é dedicado à segurança com a energia: nele, a crianças passeia com seu avatar personalizado e tem o desafio de identificar os riscos e responder as perguntas de forma correta para ganhar pontos e salvar o dia.
Além do uso seguro da energia, outra mensagem importante é a do uso sem desperdícios. Por isso, no jogo “Click Esperto” a ideia é acabar com os gastos desnecessários para economizar. É preciso ser rápido para apagar as lâmpadas acesas durante o dia, sem atingir nenhum obstáculo.
No teatro Histórias Eletrizantes, essas orientações são trazidas de forma lúdica pelos personagens Jacuí e Maricota. Depois das apresentações desta semana, a dupla segue em turnê promovida pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela COPEL e CGT Eletrosul, e realizada pela Associação Cultural Casa da Árvore. Nela, serão contempladas mais 16 cidades: Assis Chateaubriand, Guaíra, Paranaguá, Arapongas, Antonina, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Campo do Tenente, Toledo, Sertaneja, Ortigueira, Tibagi, Goioerê, Umuarama, Piên e Lapa.
Estas ações estão alinhadas ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade, um dos ODS priorizados pela Copel.


