
A Copel lançou no dia 24 de junho o projeto Exatamente, uma série de rodas de conversa entre engenheiras da empresa e estudantes do ensino médio. O evento reuniu cerca de 200 estudantes do Colégio Estadual Leôncio Correia, de Curitiba, e está disponível no YouTube.
A abertura do encontro online foi feita pelo diretor Marcello Monteiro e pelo professor de sociologia, Gabriel Portugal Sorrentino, que destacou a relevância de manter o colégio de portas abertas para parcerias como essa, a fim de ampliar o acesso dos alunos a outros contextos além da sala de aula.
Na sequência, a analista socioambiental e coordenadora da Comissão de Diversidade da Copel, Gabriella Ane Dresch, contou que o Exatamente surgiu a partir da necessidade de promover a equidade de gênero nas profissões ligadas às ciências exatas. De acordo com levantamento da Comissão, a Copel reproduz um cenário bastante parecido com os cursos de engenharias do Paraná, em que meninas e mulheres ainda são minoria, muitas vezes pelo desestímulo a ingressarem na área.

A engenheira eletricista Andrea Cristina Brotto Bertolin e superintendente responsável pela manutenção da Copel Distribuição, participou do evento compartilhando suas experiências. Ela contou como foi sua escolha pela engenharia elétrica e seu percurso na carreira desde que entrou na Copel. Andrea coordena uma equipe de mais de 700 colaboradores que são diretamente responsáveis pelo funcionamento da rede elétrica no Paraná.
“O recado mais importante que deixo para vocês é de que todos têm seu espaço nas engenharias, pois é uma carreira com muitas áreas e possibilidades, são diversas formas de atuação”, afirmou Andrea Bertolin.
Para exemplificar a diversidade das engenharias, a engenheira química e superintendente da Coordenação de Sustentabilidade Empresarial e Governança Corporativa da Copel, Luisa Cristina Tischer Nastari, contou sobre as diversas engenharias que atuam na Companhia, algumas que chegam a surpreender quem é de fora da empresa, como a engenharia química ou a engenharia florestal.

“A Copel possui uma diversidade imensa de temas que envolvem a engenharia, desde a fase de geração até que a energia entra em nossa casa”, contou Luisa Nastari, mostrando o tour virtual pelo Espaço Energia Museu Copel, que explica detalhadamente esse processo no Caminho da Energia.
Exatamente
O projeto Exatamente tem o objetivo de incentivar a entrada de meninas e mulheres nas engenharias, promovendo a equidade de gênero no setor. As próximas rodas de conversa continuarão acontecendo com estudantes do Colégio Estadual Leôncio Correia. Confira a programação:
30/06, às 14h30 – Roda 1 -Engenharia Elétrica, Eletrotécnica, Industrial Elétrica
07/07, às 14h30 – Roda 2 – Engenharia Agronômica, Ambiental e Florestal
28/07, às 14h30 – Roda 3 – Engenharia Civil, Cartográfica e da Segurança do Trabalho
11/08, às 14h30 – Roda 4 – Engenharia Química, de Materiais e da Computação
No futuro, o projeto prevê ainda visitas técnicas nas instalações da Companhia.
Desenvolvimento Sustentável
As ações da Copel ligadas à equidade de gênero estão relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. A Copel se comprometeu com os ODS em 2016 e tem realizado muitas ações envolvendo todas as suas subsidiárias em prol da Agenda 2030.