Notícias

Copel firma protocolo com a Prefeitura de Curitiba para ampliar hortas comunitárias

A Copel deu mais um passo importante em sua agenda de sustentabilidade ao formalizar, durante o Smart City Expo Curitiba 2025, um protocolo de intenções com a Prefeitura Municipal de Curitiba. A parceria, estabelecida por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), vai ampliar a utilização de áreas embaixo das linhas de transmissão da Copel para fazer hortas comunitárias e, assim, promover segurança alimentar e inclusão socioprodutiva na capital paranaense. 

O protocolo vai fortalecer o programa Cultivar Energia. Desenvolvido pela Copel desde 2013, este programa transforma áreas ociosas embaixo das linhas de transmissão da companhia em hortas comunitárias, garantindo produção de alimentos saudáveis e promovendo o uso adequado dos espaços urbanos. O Cultivar Energia conta atualmente com sete hortas comunitárias em Curitiba e abrange outros dez municípios paranaenses. Com a assinatura do protocolo de intenções, a quantidade de hortas será ampliada na capital paranaense. 

Ações previstas 

O acordo firmado entre Copel e Prefeitura de Curitiba prevê, dentre diversas ações, a ampliação do acesso da população a alimentos de qualidade, o fomento da inclusão social e consequente redução da pobreza, o manejo seguro de espécies vegetais debaixo das linhas de transmissão de energia elétrica, o combate a depósitos irregulares de resíduos e o respeito às regras de planejamento urbano.  

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, celebrou a assinatura do documento e reforçou a importância da parceria com a Copel. “A sustentabilidade e a segurança alimentar são pilares fundamentais para uma cidade inteligente. Essa colaboração fortalece a resiliência da nossa população e melhora a qualidade de vida de quem mais precisa”, avaliou. 

A superintendente de Governança e Sustentabilidade da Copel, Luísa Nastari, que representou a Copel durante o evento, ressaltou que a colaboração com o poder público é essencial para construir cidades mais inteligentes e sustentáveis. “Essa parceria reforça nosso compromisso com a responsabilidade social e ambiental, garantindo um futuro melhor para a população”, afirmou. 

Solução inteligente 

De acordo com Luísa Nastari, o programa Cultivar Energia surgiu justamente para achar uma solução inteligente e inovadora para o espaço urbano, permitindo que as pessoas passem a ocupar as áreas debaixo das linhas de transmissão de forma mais adequada. “Hoje, o programa Cultivar Energia atende 657 famílias, que contam com a segurança alimentar. Agradecemos a Prefeitura no apoio para aumentar ainda mais o projeto Cultivar Energia”, destacou Luísa. 

Veja também

O programa Energia Solidária, do Governo do Estado, gerou uma economia somada de R$ 26 milhões para as 280 mil famílias paranaenses cadastradas no primeiro

Leia mais

Às vésperas do feriado de Páscoa, na quinta-feira (17/4), na Sexta-Feira Santa (18/4) e no sábado (19/4), quatro colisões de veículos causaram a quebra de

Leia mais
Paisagem arborizada com placa sinalizadora do sítio arqueológico

A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a diversidade cultural do território brasileiro.

Leia mais