Notícias

Copel faz parte da nova etapa de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Copel passou a integrar a segunda fase do programa Uma Abordagem Territorial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A primeira fase aconteceu entre 2019 e 2021 e levantou as ações necessárias para o Estado alcançar os ODS.  

Nesta segunda fase, as organizações participantes se reuniram entre 28 e 31 de março para debater a implementação de novas ações. Com o nome de Fact-finding Mission, ou missão de sondagem, esta nova fase inclui eventos que terão como foco entrevistas com atores-chave de todos os setores da sociedade paranaense para levantamento das ações em prol dos ODS que podem contribuir para a aceleração da Agenda 2030 no Estado. Foram entrevistados integrantes das secretarias de Estado, representantes de empresas do setor público e do privado, instituições federais, acadêmicos, representantes de municípios, associações regionais de municípios e representantes da sociedade civil organizada. 

O diretor de Governança, Risco e Compliance, Vicente Loiácono Neto, foi uma das pessoas entrevistadas e comentou a atuação da Copel em relação aos ODS, com destaque para os objetivos que são prioridade para o setor elétrico: ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima. 

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um caminho para o futuro da energia limpa, com responsabilidade ambiental e crescimento sustentado e inclusão social. É muito significativo para a Copel integrar mais esse momento histórico do contexto da transição energética”, afirma Vicente Loiácono Neto. 

Prioridades 

Nas reuniões da semana, os participantes debateram quais são as prioridades entre as recomendações feitas pela OCDE na primeira fase do programa, realizada entre 2019 e 2021, e elaboraram um plano de trabalho de implementação dos ODS em uma perspectiva integrada com os diversos setores. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (GDES), os quatro dias de evento consistiram em sessões de apresentações de projetos e de entrevistas reservadas. 

“Somos o único Estado que tem conseguido implantar políticas públicas desenvolvidas pelos países desenvolvidos. Muitos dos índices da OCDE mostram o Paraná, inclusive, à frente. Essa é uma demonstração de que estamos no caminho de busca pela qualidade de vida, pelo desenvolvimento econômico, social e ambiental. Isso nos deixa muito orgulhosos”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, que preside o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes). 

A OCDE é uma organização internacional integrada por países-membros que se empenham em promover padrões internacionais que permeiam questões econômicas, financeiras, comerciais, sociais e também ambientais. 

Histórico 

O Paraná é o primeiro Estado brasileiro a fazer parte do Programa da OCDE, junto com outras nove regiões e cidades de diferentes países, desde 2019. A primeira fase do programa teve como um dos resultados o relatório lançado em junho de 2021, contendo recomendações ao Governo do Estado para aceleração da implementação local da Agenda 2030. 

O estudo “Uma Abordagem Territorial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Paraná” foi lançado durante a 4ª Mesa-Redonda da OCDE sobre Cidades e Regiões para os ODS, evento online realizado em junho de 2021. A pesquisa analisou de que forma o Paraná aderiu e aplicou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao longo de dois anos e destacou, ainda, que as políticas públicas do Governo estão voltadas ao desenvolvimento sustentável desde a década de 1990. 

Para implementar os objetivos da agenda no Estado, o Cedes criou a Estratégia Paraná de Olho nos ODS, que tem como foco o planejamento, a execução e o monitoramento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Entre as ações da estratégia estão o desenvolvimento de um diagnóstico estadual e municipal, a captação de recursos e prospecção de boas práticas adotadas pelo mundo e a mensuração do retorno social das ações realizadas através de indicadores globais. 

Energia da sustentabilidade 

A Copel elaborou em 2021 a websérie Energia da Sustentabilidade, uma sequência de vídeos e podcasts que abordam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável priorizados pelo setor elétrico (ODS 7, 8, 9, 11 e 13) e como cada um deles é endereçado pela Companhia. A iniciativa faz parte do programa EducaODS, da Superintendência de Governança e Sustentabilidade da Copel. Todo o conteúdo pode ser acessado no site da Copel

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável compõem a Agenda 2030 – uma agenda de desenvolvimento proposta pela ONU em 2015 para guiar boas práticas dos países para os próximos 15 anos. Ela integra 17 objetivos, entre eles a erradicação da pobreza, igualdade de gênero, energia renovável, educação de qualidade, crescimento econômico. A proposta é que sociedade, empresas e governo atuem juntos para cumprir os objetivos. 

A Copel se comprometeu com os ODS em 2016 e tem realizado muitas ações envolvendo todas as suas subsidiárias em prol da Agenda 2030. 

Veja também

O programa Energia Solidária, do Governo do Estado, gerou uma economia somada de R$ 26 milhões para as 280 mil famílias paranaenses cadastradas no primeiro

Leia mais

Às vésperas do feriado de Páscoa, na quinta-feira (17/4), na Sexta-Feira Santa (18/4) e no sábado (19/4), quatro colisões de veículos causaram a quebra de

Leia mais
Paisagem arborizada com placa sinalizadora do sítio arqueológico

A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a diversidade cultural do território brasileiro.

Leia mais