Notícias

Copel entra para o novo índice de diversidade da B3 

A Copel entrou para um novo índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Trata-se do IDIVERSA B3, primeiro índice latino-americano composto por empresas que se destacam quanto a diversidade de gênero e raça em seu quadro de colaboradores. 

O índice foi criado para promover no mercado maior representatividade de grupos de minorias sociais e ampliar a estratégia de uma agenda ESG. 

“Compor mais um índice importante da B3 mostra que a Copel está no caminho certo em sua estratégia de sustentabilidade, diversidade e governança. Além do ISE B3 de sustentabilidade, que a Copel compõe há 17 edições, agora também o IDIVERSA B3 vem somar à estratégia ESG da Companhia”, afirma o diretor de Governança, Risco e Compliance, Vicente Loiácono Neto. 

No planejamento Visão 2030, que contém as estratégias para a próxima década, a Copel está buscando ampliar a integração das preocupações ambientais, sociais e de governança à sua agenda de ações e decisões de futuro.  

Uma das ações para aumentar a diversidade na empresa são as metas para evolução da participação feminina na liderança. Hoje, as mulheres ocupam 17% do quadro da alta liderança, considerando Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Superintendentes e Assistentes de Diretoria. A meta é elevar a participação das mulheres em cargos da alta liderança em 40% até 2025.  

Como parte dessa ação, foi lançado o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Femininas, com frentes de atuação que envolvem perfil, autoconhecimento, ações de incentivo para acelerar a diversidade e suporte com rede de apoio e ferramentas. Além do diagnóstico sobre o perfil dos cargos de chefia, a Copel formou a primeira turma para participar de uma série de encontros e capacitações, com um total de 90 mulheres. 

A Copel também tem uma Comissão Permanente de Promoção da Diversidade que atua para fomentar a equidade e o cumprimento dos direitos humanos na Companhia, com atenção a grupos vulneráveis e sujeitos à discriminação, especialmente aquela baseada em gênero, raça, cor, deficiência e orientação sexual. Fazem parte do calendário promovido pela comissão capacitações sobre direitos LGBTI+, mês da consciência negra e combate à violência de gênero. 

Em 2022, cerca de 40 funcionários e funcionárias da Copel participaram do Programa Empoderando Refugiadas, para fomentar a inclusão de refugiadas no mercado de trabalho brasileiro. O grupo ministrou oficinas sobre cultura brasileira, educação financeira, currículo e entrevistas de emprego, legislação trabalhista, Lei Maria da Penha, entre outras. A ação foi realizada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) – agência da ONU para migrantes e refugiados no Brasil, em parceria com a Cáritas Paraná e Cáritas Curitiba. 

INDICADOR – O índice IDIVERSA B3 passou a valer nesta terça-feira, 15/08, com uma carteira contendo 75 empresas de dez setores econômicos. 

A construção do índice foi feita com dados públicos disponíveis no Formulário de Referência (FRe), documento que é um requisito anual para empresas de capital aberto. A carteira do indicador será revisada a cada quatro meses. 

Veja também

Nos dias frios de inverno, a busca pelo conforto térmico faz crescer o uso de aquecedores, chuveiros elétricos em potência máxima, entre outros equipamentos elétricos.

Leia mais

Clientes da Copel que passarem pela sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), na Rua XV de Novembro, em Curitiba, podem contar agora com os

Leia mais

A Copel recebeu da Agência Nacional de Energia Elétrica, que regula o setor energético brasileiro, o Prêmio ANEEL de Ouvidoria, na categoria de distribuidoras com

Leia mais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.