A Copel recebeu nesta quarta-feira (26) o prêmio Plataforma de Inovação, na etapa latino-americana do Prêmio CIER de Inovação 2025. É a segunda vez que a empresa recebe a distinção, que reconhece o conjunto de ações na área de inovação, incluindo práticas de gestão, incentivo à criatividade e modelos de seleção e acompanhamento de projetos inovadores. O anúncio foi feito durante a 60ª Reunião de Altos Executivos da Comissão de Integração Energética Regional (CIER), realizada na Argentina.
Nesta edição, 14 empresas disputaram a categoria Plataforma de Inovação, e cinco delas chegaram à fase latino-americana, avaliada por um comitê técnico composto por 28 especialistas de diversos países. O prêmio considera critérios como visão estratégica de curto, médio e longo prazo, metodologias de ideação, mecanismos de incentivo e metas corporativas para inovação.
Para o gerente executivo de Inovação da distribuidora, Rafael Eichelberger, o reconhecimento reforça o avanço contínuo da empresa neste segmento. “Ser bicampeã latino-americana mostra que nossa política de inovação está estruturada. Ela é resultado de um sistema vivo, que envolve pessoas, incentivos, governança e resultados. Celebramos este prêmio como um impulso para seguir transformando o setor elétrico com responsabilidade e impacto positivo”, declara.
Além do prêmio principal, a Copel também se destacou em outras frentes da competição: foi finalista latino-americana representando o Brasil na categoria Digitalização, com um projeto que usa imagens e inteligência artificial para verificar o cumprimento de padrões de segurança e ainda na categoria Descarbonização, com uma iniciativa de atendimento remoto para reduzir deslocamentos e emissões de gases do efeito estufa.
Reconhecimento internacional em eficiência energética
A atuação da Copel também tem recebido reconhecimentos importantes na área da eficiência energética. Um trabalho financiado pela companhia no município de Pinhais foi eleito Projeto do Ano na América Latina pela Associação de Engenheiros no Setor Elétrico (AEE). O prêmio foi entregue em setembro, em Atlanta (EUA), e destacou os resultados expressivos do conjunto de ações implantadas.
O projeto executado pela indústria de alimentos Romanha foi contemplado por uma chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Aneel, e consistiu na implantação de uma usina fotovoltaica com sistema de baterias, além da modernização da iluminação. A iniciativa resultou em uma economia de 591,65 MWh de eletricidade ao ano, com uma redução de 32,2 toneladas de CO₂ em emissões. O projeto também foi destaque no mais prestigiado evento técnico do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil, o SENDI, realizado este ano em Belo Horizonte.
Certificação CIER 2025
Outro reconhecimento importante recebido em 2025 veio no último dia 12, com o recebimento pela Copel do Certificado CIER de Eficiência Energética 2025. A premiação destaca projetos que alcançam desempenho técnico superior – acima de 70% na avaliação de especialistas – e valorizam ações que modernizam instalações e promovem o uso racional da energia.
Nesta edição, a Copel apresentou iniciativas industriais, públicas e educacionais realizadas no Paraná, com destaque para a modernização de equipamentos elétricos e instalação de geração própria em escolas e hospitais.



