Notícias

Copel Distribuição recebe selo de adesão a plano de gestão de ativos  

Certificado concedido pela Abraman, com faixa verde e texto explicativo

A Copel Distribuição foi certificada, de forma pioneira no Brasil, no primeiro estágio do programa de Gestão de Ativos da ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos. O selo de adesão, primeiro de uma série de três níveis, foi concedido na última sexta-feira, 16, e certifica a consistência e adequação dos planos de implementação do Sistema de Gestão de Ativos (SGdA) e ao acompanhamento da evolução destes planos, sendo o primeiro nível da escala da maturidade em gestão de ativos (MeGA) da instituição certificadora. 

O diretor Comercial, de Regulação e Gestão da Copel Distribuição, Hemerson Luiz Pedroso, comemorou a conquista: “Esta é uma excelente notícia, resultado de um trabalho desenvolvido em equipe”, declarou. O grupo também recebeu as congratulações do gestor de projetos da Abraman, Luiz Malta: “Parabéns pela seriedade na condução desse processo. Ficamos muito gratificados em poder apoiá-los, e agora a Copel é pioneira na obtenção desse certificado”, disse. 

A preparação para obtenção do selo teve início em março de 2019, com a criação de um departamento dedicado exclusivamente à gestão de ativos na distribuidora. Ao longo deste tempo, houve um estudo aprofundado do sistema baseado em práticas mundiais de gestão de ativos, com a realização de autoavaliações e a contratação de uma consultoria especializada, culminando com o processo de avaliação da ABRAMAN em novembro deste ano. Neste processo foi avaliado o plano de implantação do sistema, bem como foram realizadas entrevistas com a liderança e pessoas envolvidas na gestão do ciclo de vida dos ativos, que compreende as etapas de planejamento, aquisição, construção, manutenção, operação e descomissionamento/descarte. 

De acordo com o Superintendente de Regulação e Finanças da concessionária, Fernando Antônio Grupelli Junior, embora seja um campo relativamente novo, a gestão de ativos tornou-se parte importante da gestão organizacional, e funciona de maneira multidisciplinar. Por isso, um grupo de trabalho foi constituído recentemente para integrar representantes de diferentes áreas envolvidas no processo. 

“A gestão de ativos envolve boas práticas e a tomada de decisões que têm por objetivo otimizar a geração de valor sobre o patrimônio e a logística da empresa. Isso na Copel se traduz em melhor atendimento ao cliente, porque na ponta existe um impacto sobre a qualidade da energia fornecida e sobre a gestão de custos para a prestação desse serviço”, afirma Gruppelli. 

A ABRAMAN utiliza como referência nas avaliações as 39 disciplinas do Fórum Global de Manutenção (GFMAN) e as práticas da ISO 55001:2014. 

Veja também

A Copel participa da 50ª edição da feira agropecuária Expoingá, que acontece no Parque Internacional de Exposições de Maringá, de 09 a 19 de maio.

Leia mais
Sistema de armazenamento sobre rodas no pátio do polo Atuba

Um dos principais desafios do cenário atual do setor elétrico, o armazenamento de energia tem sido estudado e testado pela Copel em diversas frentes. No

Leia mais

A Copel, empresa responsável pela Usina Colíder, dará início a uma série de ações preventivas na região da hidrelétrica, em continuidade às atividades previstas na

Leia mais