Notícias

Copel Distribuição recebe selo de adesão a plano de gestão de ativos  

A Copel Distribuição foi certificada, de forma pioneira no Brasil, no primeiro estágio do programa de Gestão de Ativos da ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos. O selo de adesão, primeiro de uma série de três níveis, foi concedido na última sexta-feira, 16, e certifica a consistência e adequação dos planos de implementação do Sistema de Gestão de Ativos (SGdA) e ao acompanhamento da evolução destes planos, sendo o primeiro nível da escala da maturidade em gestão de ativos (MeGA) da instituição certificadora. 

O diretor Comercial, de Regulação e Gestão da Copel Distribuição, Hemerson Luiz Pedroso, comemorou a conquista: “Esta é uma excelente notícia, resultado de um trabalho desenvolvido em equipe”, declarou. O grupo também recebeu as congratulações do gestor de projetos da Abraman, Luiz Malta: “Parabéns pela seriedade na condução desse processo. Ficamos muito gratificados em poder apoiá-los, e agora a Copel é pioneira na obtenção desse certificado”, disse. 

A preparação para obtenção do selo teve início em março de 2019, com a criação de um departamento dedicado exclusivamente à gestão de ativos na distribuidora. Ao longo deste tempo, houve um estudo aprofundado do sistema baseado em práticas mundiais de gestão de ativos, com a realização de autoavaliações e a contratação de uma consultoria especializada, culminando com o processo de avaliação da ABRAMAN em novembro deste ano. Neste processo foi avaliado o plano de implantação do sistema, bem como foram realizadas entrevistas com a liderança e pessoas envolvidas na gestão do ciclo de vida dos ativos, que compreende as etapas de planejamento, aquisição, construção, manutenção, operação e descomissionamento/descarte. 

De acordo com o Superintendente de Regulação e Finanças da concessionária, Fernando Antônio Grupelli Junior, embora seja um campo relativamente novo, a gestão de ativos tornou-se parte importante da gestão organizacional, e funciona de maneira multidisciplinar. Por isso, um grupo de trabalho foi constituído recentemente para integrar representantes de diferentes áreas envolvidas no processo. 

“A gestão de ativos envolve boas práticas e a tomada de decisões que têm por objetivo otimizar a geração de valor sobre o patrimônio e a logística da empresa. Isso na Copel se traduz em melhor atendimento ao cliente, porque na ponta existe um impacto sobre a qualidade da energia fornecida e sobre a gestão de custos para a prestação desse serviço”, afirma Gruppelli. 

A ABRAMAN utiliza como referência nas avaliações as 39 disciplinas do Fórum Global de Manutenção (GFMAN) e as práticas da ISO 55001:2014. 

Veja também

Nos últimos três anos, a Copel investiu R$ 846,7 milhões em intervenções de prevenção a interrupções de energia por eventos climáticos e em medidas de

Leia mais

A Copel realizou, na última semana, um mutirão de regularização de cabos de telecomunicações instalados no Centro Histórico de Paranaguá. Os trabalhos, que aconteceram entre

Leia mais

Com foco na melhoria da infraestrutura elétrica e na segurança do abastecimento de energia, a Copel está investindo R$ 23,5 milhões na construção de uma

Leia mais