Notícias

Copel define suporte energético para o crescimento da cidade industrial de Maringá 

Equipes técnicas da Copel darão suporte à prefeitura de Maringá no mapeamento detalhado do fornecimento de energia a empresas do polo industrial do município e à avaliação de demandas de empreendimentos em implantação na Cidade Industrial.  

A ação conjunta foi definida, nesta segunda-feira (8), pelo presidente da Copel, Daniel Slaviero, em reunião com representantes da administração municipal, do empresariado local e lideranças maringaenses.  

O objetivo é atender à demanda existente e garantir a atração de novos investimentos para a cidade. “O ponto central está em atender às demandas com qualidade e estabilidade. Não será por falta de oferta que a cidade de Maringá deixará de atrair novas empresas”, afirmou Slaviero. 

Para tratar da questão, foram recebidos na sede da Copel, em Curitiba, o deputado federal Ricardo Barros; o secretário de Estado do Trabalho do Paraná Willian Porfírio Ribeiro; o secretário de Trabalho e Renda de Maringá, Rogério Bernardo; o Diretor de Desenvolvimento Econômico do município, Lucas Castanharo Fernandes e o representante da empresa Select Metais, João Pedro Rossi Kerne. 

De acordo com os representantes do município, a Cidade Industrial de Maringá conta com 25 empresas instaladas, 30 em construção e há 100 empreendimentos prospectados para a implantação. 

“Nem todos os empresários consultam a Copel antes de tomar uma decisão de implantação de um empreendimento na cidade. A pauta de qualidade é importante para garantir novas oportunidades de investimentos”, observou o deputado federal Ricardo Barros. 

Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Willian Porfírio Ribeiro, a reunião na Copel foi relevante para o alinhamento com vistas ao desenvolvimento regional. “Temos muitas empresas buscando investir em Maringá e a questão da energia é relevante neste contexto. Esse alinhamento com a Copel é muito importante para atrair novas empresas e gerar empregos”. 

O secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico de Maringá, Rogério Bernardo, destacou a busca de soluções conjuntas com a Copel com vistas à segurança energética do polo industrial da cidade. “Fomos muito bem recebidos pelo presidente da Copele e equipe. É extremamente importante poder contar com as orientações da companhia de energia para identificar pontos que precisem de investimentos e melhorias”, disse. 

Indústria adentro 

O monitoramento, pela Copel, do fornecimento da energia de parques industriais com a análise das instalações de empresas instaladas faz parte de um trabalho em andamento pela companhia já aplicado no distrito industrial da cidade de Ponta Grossa.   

“Estamos trabalhando com o conceito de indústria adentro em conjunto com as empresas. Fazemos medições que nos permitem diminuir a sensibilidade de equipamentos industriais e prevenir interrupções na produção por eventuais oscilações de tensão. São ajustes em parâmetros de controladores que garantem a estabilidade sem interromper o funcionamento de máquinas e equipamentos”, explicou o diretor Comercial da Copel, Julio Omori.  

Investimentos 

Em Maringá, a Copel inaugurou, no mês de maio, a nova subestação Morangueira, que opera em 138 mil volts, com 60 MVA (megavolt-amperes) de potência de transformação adicionados ao sistema que abastece a região norte da cidade. A subestação proporciona energia estável e de qualidade a 105 mil clientes, de 35 mil unidades consumidoras.

Veja também

A Copel restabeleceu, nesta quarta-feira (12), o fornecimento de energia a todos os 603 clientes afetados pelo tornado nas áreas rurais de Piraí do Sul,

Leia mais

Novos profissionais ingressaram nesta semana na Escola de Eletricistas Copel.  Ao todo, 119 eletricistas foram contratados para atuar diretamente no Programa Copel Agro. Eles vão

Leia mais

A Copel realizou, na última quarta-feira (5), um evento na Câmara de Vereadores de Campo Alegre (SC) para apresentar os resultados do projeto de implantação de fossas sépticas biodigestoras no município. A iniciativa é um dos marcos do Programa

Leia mais