Notícias

Copel conclui obra em linha de transmissão e antecipa benefícios à Região Metropolitana de Curitiba

A Copel concluiu as obras para ampliar a capacidade de transmissão de energia na linha que conecta as subestações Umbará, em Curitiba, e Gralha Azul, em Araucária, reforçando a segurança no atendimento à Região Metropolitana com benefício direto a 50 mil consumidores. 

A recapacitação desse circuito com 4,2 km de extensão foi iniciada em setembro de 2024 e entregue já no fim de dezembro, dez meses antes do prazo definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na resolução que autorizou a Companhia a realizar o investimento.

Orçado em R$ 12 milhões, o projeto trouxe tecnologia de ponta para garantir eficiência e rapidez. A substituição dos antigos cabos de energia convencionais por cabos de alumínio com alma de fibra de carbono (ACFR) foi o destaque da obra. O uso deste tipo de condutor, mais leve e resistente a altas temperaturas, evitou a necessidade de troca das torres originais da linha. 

Sem ter que instalar novas estruturas ou realizar reforços nas existentes, as equipes executaram o projeto em tempo recorde, com impacto mínimo ao sistema elétrico, ao meio ambiente e à rotina dos moradores da região. “Essa solução inovadora demonstra o compromisso da Copel com a adoção de alternativas sustentáveis e eficientes para melhorar a qualidade do fornecimento de energia”, destaca o diretor de Operação e Manutenção da Copel Geração e Transmissão, Marcio Ploszaj.

As cadeias de isoladores e o sistema de amortecimento da linha também foram trocados e houve, ainda, obras de adequação nas subestações Umbará e Gralha Azul. A intervenção garante maior segurança ao Sistema Interligado Nacional, especialmente quando o intercâmbio de energia entre as Regiões Sudeste e Sul está alto e a Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA) precisa operar com potência máxima.

Veja também

O braço da Copel dedicado à comercialização de energia no ambiente livre está em busca de novos parceiros para ampliar sua força de vendas em todo o

Leia mais

O número que identifica cada unidade consumidora de energia da Copel terá um novo formato a partir de janeiro, com 15 dígitos no total. A

Leia mais

A Copel deu início, nesta semana, à segunda fase de regularização de cabeamento de telecomunicações e dados em Toledo, no Oeste Paranaense.   “A Copel está

Leia mais