Notícias

Copel completa 200 mil km em redes de distribuição

A extensão das redes que levam energia para movimentar a economia e proporcionar conforto na cidade e no campo acaba de completar 200 mil quilômetros, no Paraná. Este é o ativo que a Copel mantém e opera para atender quase 4,8 milhões de ligações em sua área de concessão. A marca foi atingida no início do ano, com uma obra de melhoria na área urbana do município de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Foram 33 quilômetros de rede construída para reforçar o atendimento aos bairros Abranches e Cachoeira. O próximo passo naquela região será a instalação de um religador monofásico, possibilitando a automação de parte rede.

De acordo com a superintendente de Engenharia da Expansão, Andrea Brotto Bertolin,​ os esforços são direcionados para a execução das obras que possibilitem melhoria da qualidade do fornecimento de energia, buscando aumentar a robustez e a confiabilidade da rede: “Este ano estamos priorizando a utilização de cabos protegidos também nas áreas rurais, através do programa Paraná Trifásico”, comenta.

Em 2019, foram conectadas 75 mil novas unidades consumidoras de energia, no Paraná, o que representou um aumento de 1,6% no número de ligações. Para possibilitar o atendimento aos novos domicílios e também ao aumento da demanda por carga, foram construídos 1.597 quilômetros de novas redes de média e alta tensão. Já para este ano, o programa de investimentos da Copel Distribuição prevê a aplicação de R$ 1,73 bilhão em obras.

Veja também

09/01 – 20h – A Copel informa que equipes de serviços e manutenção estão mobilizadas no atendimento a cerca de 4 mil ocorrências em todo o Paraná, em consequência dos eventos climáticos que atingem o Estado.

Leia mais

Um balanço feito pela Copel aponta que 3.607 postes precisaram ser substituídos ao longo de 2025, devido a colisões de veículos contra a infraestrutura elétrica,

Leia mais

A opção dos clientes da Copel pelo uso de canais digitais na busca por serviços teve novo crescimento ao longo de 2025: 95% de todas

Leia mais