A Copel participou, na última terça-feira (21), da formatura da terceira turma do Empoderando Refugiadas, programa que promove capacitação profissional e inclusão social de mulheres em situação de refúgio. A cerimônia, realizada no Museu Paranaense, marcou o encerramento de mais uma edição da iniciativa em Curitiba, reunindo participantes, representantes das instituições parceiras e voluntários(as) da Companhia.
O Empoderando Refugiadas é uma iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), do Pacto Global da ONU e da ONU Mulheres, com execução local da Cáritas Brasileira Regional Paraná. A Copel é parceira do programa desde sua primeira edição na capital paranaense, em 2022 — a primeira do Sul do Brasil. A atuação da empresa ocorre por meio do Programa EletriCidadania de Voluntariado Corporativo, que mobiliza colaboradores(as) em ações de apoio, capacitação e integração das participantes.
Entre setembro e outubro de 2025, as 20 mulheres participantes vivenciaram uma jornada de formação com diversos parceiros e temas voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional. A programação incluiu o curso “Ética, Comunicação e Atendimento no Ambiente de Trabalho” (40h), oferecido pelo SENAI; oficinas com voluntárias da Copel sobre Integração na Cidade e Direitos Trabalhistas; e uma oficina da ONU Mulheres sobre Participação Social e Política. Também houve atividades conduzidas pela Cáritas, abordando Prevenção da Violência Baseada em Gênero e Caminhos Educacionais no Brasil.
A turma ainda participou de uma visita técnica à Loja Renner, para conhecer oportunidades de trabalho, e de uma Feira de Empregabilidade que contou com quatro empresas convidadas. Duas participantes representaram o grupo no Congresso SESI ODS, em um painel sobre protagonismo feminino, ao lado de representantes da Copel e da ACNUR.
Parceira do programa desde sua chegada ao Paraná, a Copel integra o esforço conjunto de promoção da inclusão produtiva de migrantes e refugiados. A empresa mantém, desde 2020, o Projeto Migração e Refúgio, que lançou cartilhas em seis idiomas para facilitar o acesso desses públicos aos serviços da Companhia. Desde então, a Copel vem fortalecendo sua colaboração com a Cáritas e organismos da ONU, unindo voluntariado, responsabilidade social e diversidade.
A formatura da 3ª turma celebrou o aprendizado e a determinação de mulheres que chegaram ao Brasil em busca de novas oportunidades e que, agora, estão mais preparadas para atuar no mercado de trabalho formal.
Fotos: JP Gomes/Copel







