A Copel deu início, nesta semana, à segunda fase de regularização de cabeamento de telecomunicações e dados em Toledo, no Oeste Paranaense.
“A Copel está dando sequência a uma ação integrada de regularização de cabeamento de telecomunicações e dados nas ruas e avenidas de Toledo. É uma ação de eliminação de riscos e de melhoria da paisagem urbana”, explica o gerente de Compartilhamento de Estruturas da companhia, Fabrício Salmazo.

As intervenções começaram, nesta segunda-feira (6/10) pela manhã, pela Avenida Maripá, no sentido Centro, a partir do cruzamento com a Avenida Ministro Cirne Lima e serão feitas ao longo da semana, até a próxima sexta-feira (10/10), entre 8h e 17 horas. Nesta segunda fase a organização do cabeamento irá abranger as regiões da Vila Ipiranga, Jardim Pancera, Filadélfia, Parizzotto e Jardim Fogotti.
As ações de regularização serão feitas pelas operadoras de telecom, responsáveis pelo cabeamento e notificadas pela Copel. Em caso de mau tempo, as atividades podem ser remarcadas. “A fiação de responsabilidade das empresas que não for regularizada será cortada, em cumprimento da legislação e das normas de segurança”, reforça o gerente de Compartilhamento de Estruturas da Copel.
Primeira fase
Na primeira fase das intervenções realizadas a partir do final do mês de agosto, sob a fiscalização da Copel, foram vistoriados 1.598 postes dos bairros Jardim Panorama, Jardim Alto Alegre, São Francisco e Loteamento Lidia Joana Vols, na porção sul de Toledo. Ao final dos serviços foram regularizados 23,92 Km de cabos e retiradas 4,7 toneladas de fiação ociosa de ruas e avenidas dessas localidades.
Em Toledo, há 24.744 postes urbanos, segundo mapeamento da estrutura de compartilhamento feito pela Copel. Deste total, em 4.458 postes foram verificadas irregularidades técnicas quanto à situação do cabeamento de telecom.