Notícias

Copel apresenta inovações e leva três prêmios no XXVII SNPTEE

A Copel teve três trabalhos premiados no XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que ocorreu de 26 a 29 de novembro, em Brasília (DF).  

O superintendente de Gás, Biomassa, Serviços e Inovação da DDN, Carlos Diego do Valle Pedroso, recebeu o prêmio de melhor trabalho no Grupo de Aspectos Empresariais com o case dos programas de inovação aberta e de investimentos em startups: Copel Volt e Copel Ventures. “É uma honra e um reconhecimento do esforço coletivo na Copel. Destaco a importância da integração entre diferentes áreas da empresa e a colaboração com empresas emergentes para impulsionar novos negócios e criar oportunidades para o setor elétrico”, afirma o superintendente.  

No Grupo de Estudos de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos (GMA), teve dobradinha da Copel GeT. O analista ambiental Fernando Cesar Ferreira conquistou o segundo lugar do grupo com o trabalho “Vertedouros, supersaturação gasosa e peixes amazônicos: a investigação do caso da UHE Colíder”. “É o reconhecimento de anos de dedicação intensa de todos os envolvidos na questão, profissionais da área Ambiental, Hidrologia, Engenharia, Operação e Manutenção, Diretoria, o próprio Comitê de interação entre peixes e a UHE Colíder, entre outros. Essa é uma vitória nossa e da Copel”, destaca Fernando Ferreira.  

E o terceiro lugar do GMA ficou para o case da experiência da GeT na avaliação da relação entre a operação da UHE Colíder e a ictiofauna do rio Teles Pires, apresentado por Anderson Nascimento de Araújo. “Este prêmio é o reconhecimento de um importante trabalho multidisciplinar desenvolvido com extrema competência pelas áreas de operação, meio ambiente e engenharia da Copel GeT. O trabalho foi bastante desafiador para as equipes, sendo que foram desenvolvidas diversas ações ao longo de quatro anos, com resultados relevantes para a Copel, meio ambiente e meio científico”, diz Anderson Araújo. 

Nesta edição do SNPTEE, o gerente do Departamento de Engenharia de Geração e Transmissão, Mauro Bubniak representou a Copel na Comissão Técnica do Seminário. 

Confira a lista de trabalhos apresentados pelos profissionais da Copel no evento deste ano: 

Programas de inovação aberta e de investimentos em startups: a experiência da companhia paranaense de energia com o Copel Volt e o início do Copel Ventures (corporate venture capital) 

Apresentador: Carlos Diego do Valle Pedroso 

Coautores Copel: Erika Nishimura, Cristiane Garbin Langner, Osvaldo Garcia e Luis Gustavo Socher 

Grupo de Estudo de Aspectos Empresariais – GAE 

Vertedouros, supersaturação gasosa e peixes amazônicos: a investigação do caso da UHE Colíder. 

Autor: Fernando Cesar Ferreira 

Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA 

Avaliação da relação entre a operação da UHE Colíder e a ictiofauna do rio Teles Pires: a experiência da Copel GeT 

Apresentador: Anderson Nascimento de Araújo  

Coautores Copel: Marcos Vinícius Andriolo,  Soraia Giordani e Fernando Cesar Ferreira  

Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA 

Análise do desempenho de um trocador de calor óleo-água utilizado em transformador de potência considerando a substituição de OMI por OVI 

Apresentador: Micael Marcio Oliveira (UFSM) 

Coautores Copel: Marco Antonio Marin, Nelson Veloso Vieira e Germano Fröhlich Moraes 

Grupo de Estudo de Transformadores, Reatores, Materiais e Tecnologias Emergentes – GTM 

Estudo de sistemas isolantes para transformadores de potência imersos em líquidos 

Apresentadora: Helena Maria Wilhelm (Vegoor) 

Coautores Copel: Marco Antonio Marin, Nelson Veloso Vieira e Germano Fröhlich Moraes 

Grupo de Estudo de Transformadores, Reatores, Materiais e Tecnologias Emergentes – GTM 

Subprograma de monitoramento de resíduos sólidos e PCB 

Apresentadora: Letícia Ferreira da Silva Pinto 

Coautoras: Julia Azevedo Santos e Juliana Cristina dos Santos 

Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA 

Abrangência, monitoramento e desempenho ambiental: os desafios na utilização de indicadores para a gestão socioambiental dos empreendimentos em operação da Copel GeT 

Apresentadora: Jéssica Motta Luiz Bom 

Coautoras: Geovanni Fedalto e Vanessa Barreto da Silva 

Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA 

Refusão por TIG de revestimentos aspergidos utilizando liga SMR ANCR, resistente à cavitação para recuperação de rotores de turbinas hidráulicas. 

Apresentador: Romildo Tristante 

Grupo de Estudo de Geração Hidráulica – GGH 

Monitoramento de vibrações em mancais do rotor de aerogeradores: influência de parâmetros operacionais e análise de dados para identificação de falhas  

Apresentador: Alessandro Presznhuk Filho (Universidade) 

Coautores Copel: Adriano Rodrigues da Silva e Romildo Tristante  

Grupo de Estudo de Geração Eólica, Solar e demais Recursos Energéticos Distribuídos – GES 

O planejamento da expansão da geração de energia elétrica a partir de fonte eólica offshore no Brasil: as repercussões no avanço dos processos de licenciamento ambiental em função de indefinições no campo regulatório 

Apresentadora: Soraia Giordani (representando a autora Rafaela Carla Mattia) 

Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA 

Concepção e estudos com o gêmeo digital na microrrede implementada no Parque Barigui em Curitiba 

Apresentadora: Thais Marzalek Blasi (UFPR) 

Coautores Copel: Fabricio Henrique Tabarro e Rodrigo Braun dos Santos 

Grupo de Estudo de Sistemas de Distribuição – GDI 

A busca por similaridade e a automação de processos na gestão de conhecimento para projetos de linhas de transmissão 

Apresentador: Raphael Marzalek Blasi (UFPR) 

Coautor Copel: Rafael Martins 

Grupo de Estudo de Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos – GTL 

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, Cássio Santana da Silvia, participou do SNPTEE com a palestra “Novas perspectivas para a inovação no setor elétrico”.

Ponto de encontro da inovação

Além da apresentação dos trabalhos nas sessões técnicas, a Copel ganhou destaque com uma inovação na ExpoSNPTEE, a feira dos patrocinadores do evento. A GeT montou um estande de lançamento do MEDCAP, em parceria com a Montrel Tecnologia. 

O MEDCAP é um produto do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Aneel (P&D) recentemente lançado no mercado para revolucionar a inspeção de bancos de capacitores em subestações de energia. Desenvolvido pela Copel GeT em colaboração com o Lactec e a Montrel, o MEDCAP reduz em até 70% o tempo de inspeção de capacitores, ao mesmo tempo em que aumenta a precisão e a segurança da atividade. 

“Foram quatro dias intensos de interação com outras concessionárias e fornecedores de equipamentos e serviços não só do Brasil, mas também de outros países. Profissionais da GeT e da Montrel estabeleceram contatos importantes para ampliação das vendas do MEDCAP e até para futuras parcerias e novos projetos”, avalia o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da GeT, Leandro Foltran. 

O SNPTEE é o maior e mais importante evento na América Latina voltado aos negócios de geração, transmissão e distribuição de energia e promove debates mirando o futuro do setor elétrico, dentro do contexto das demandas por modernização, diversidade, inovação, digitalização e novas tecnologias, além do tema central desta edição: a transição energética. 

Em 2023, o evento teve recorde de público e de expositores. Ao longo dos quatro dias de seminário, circularam mais de 5 mil participantes inscritos. A ExpoSNPTEE contou com mais de 120 marcas nacionais e internacionais representadas nos estandes. 

Veja também

A Copel poderá ampliar projetos-piloto de armazenamento de energia em baterias para atender a produtores de proteína animal no Paraná. A iniciativa, definida em conjunto

Leia mais

O contato da vegetação com a rede elétrica é uma das principais causas de interrupções no fornecimento de energia em áreas urbanas e rurais. Quedas

Leia mais

A ponte de Guaratuba vai contar com uma solução técnica da Copel para a elevação das linhas de alta tensão, concluída nesta semana. A obra

Leia mais