Acordo de cinco anos vai otimizar operações e impulsionar inovação nas múltiplas jornadas dos negócios da Companhia
Em um movimento importante para o setor de energia brasileiro, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) anuncia para 2024 a migração dos seus serviços de Tecnologia da Informação (TI) para a nuvem do Google.
A colaboração com o Google Cloud durante os próximos cinco anos possibilitará à Copel uma infraestrutura mais flexível, escalável e segura, permitindo aprimorar a entrega de serviços aos clientes e impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Em anúncio da parceria nesta segunda-feira (04/03), na sede da Copel em Curitiba, o presidente da Companhia, Daniel Pimentel Slaviero, afirmou que a migração acontece em um momento crucial: “o setor elétrico está marcado pela crescente demanda por eficiência operacional e pela necessidade de velocidade, cultura digital e inovação, itens em que estamos focados nessa fase de transformação”, afirma.
Ao migrar para o Google Cloud, a Copel poderá aproveitar todo o potencial de ferramentas avançadas de análise de dados, inteligência artificial e machine learning, agregando valor às suas operações e garantindo maior eficácia na tomada de decisões estratégicas.
Por sua vez, o presidente do Google Cloud para a América Latina, Eduardo López, ressalta que “cada vez mais, as empresas estão migrando para a nuvem na busca por impulsionar a transformação digital e trazer inovação para os seus negócios. A nossa nuvem – inteligente, aberta, escalável e segura – tem sido a aliada de organizações de todos os setores que desejam se adaptar às mudanças que a nova economia impõe, além de criar uma fundação tecnológica para o futuro dessas empresas”.
Serviços
Para ilustrar como isso acontecerá, o diretor de Soluções da Google Cloud, Alberto Oppenheimer, comentou ser um passo significativo para serviços que envolvam, por exemplo, o monitoramento de linhas de transmissão e faixas de servidão, bem como o desempenho de usinas hidrelétricas e eólicas e de linhas de distribuição, além de toda a operação dos medidores inteligentes da Copel, que hoje já estão em 81 municípios paranaenses.
Serviços diretos de atendimento ao cliente, como call center ou o processamento de informações para o mercado livre de energia, também serão impactados positivamente pela incorporação do Google Cloud.
Segundo a diretora de Gestão Empresarial na Copel, Ana Leticia Feller, “este é um marco importante na jornada de transformação digital da Copel. Estamos confiantes de que nos permitirá oferecer serviços ainda melhores aos nossos clientes e fortalecer nossa posição como uma das principais empresas do setor energético no Brasil”.
Tecnologia
A transformação tecnológica da Copel traduz a diretriz de voltar seus investimentos para iniciativas que considerassem os três D’s do futuro do setor elétrico: descentralização, descarbonização e digitalização.
Desta forma, o acordo com o Google Cloud está alicerçado em três grandes pilares:
- Modernização tecnológica: migração do ambiente computacional para a nuvem contratada de uma empresa reconhecida no mercado, com otimização dos custos, simplificação da operação e redução dos prazos de entrega de novos projetos;
- Oportunidades para os negócios: implantação de ambiente centralizado de dados e modernização na gestão de integrações e estabelecimento de jornadas tecnológicas com IA generativa para os negócios da Companhia);
- Cultura: realização de eventos que buscam o movimento cultural da Copel com foco no cliente, na integração dos negócios e no protagonismo regulatório da Companhia.



