Na manhã desta quinta-feira (23), a Copel inaugurou sua nova loja de atendimento presencial em Curitiba, no bairro Santa Quitéria – local que também abriga o Centro dedicado a monitorar e aprimorar o atendimento aos consumidores.
O espaço foi desenhado para acolher, com tecnologia e agilidade, as demandas dos clientes que precisam de atendimento presencial. Atualmente, 95% dos cerca de 6 milhões de atendimentos mensais realizados pela companhia ocorrem por canais digitais, como site, aplicativo e WhatsApp. Ainda assim, cerca de 700 pessoas por dia são atendidas em Curitiba de forma presencial.
Localizada na Rua Professor Brasílio Ovídio da Costa, número 1703, no bairro Santa Quitéria, a loja funciona em horário comercial – das 8h às 16h com atendimento pessoal e até às 17h no autoatendimento – e está equipada com recepcionistas que oferecem suporte em cinco totens de autoatendimento e oito computadores com scanners para digitalização de documentos. O espaço dispõe ainda de 16 atendentes em mesa, duas cabines de vídeo e 12 cabines telefônicas para atendimento nos casos de lotação das mesas.
Em média, 60% dos atendimentos presenciais da Copel em Curitiba são realizados nos totens de autoatendimento. Os atendentes também aproveitam esses momentos para orientar os consumidores sobre como utilizar o celular ou o computador de casa para acessar os mesmos serviços disponíveis na loja física.
Os serviços mais procurados no atendimento presencial incluem consultas de débitos e parcelamentos por cartão ou PIX, troca de titularidade, pedidos de nova ligação, emissão de segunda via da fatura e cadastramento da unidade consumidora na Tarifa Social.
Transformação digital
A inauguração da loja teve a presença da alta liderança da Copel, além dos principais gestores e equipes de atendimento ao cliente. O presidente da companhia, Daniel Slaviero, cumprimentou todos os envolvidos na obra: “hoje é um dia marcante, que traz muitas mensagens – entre elas, a mais importante, que é o foco total no cliente; e toda essa estrutura foi pensada para atendê-lo bem”.
Slaviero também ressaltou a relevância do programa de transformação digital da Copel, apontado como o maior do setor elétrico e responsável por definir um modelo de gestão que trará impactos positivos para os próximos 10 a 15 anos na empresa.
Um reflexo dessa transformação digital é o aplicativo Copel, que ocupa a primeira posição entre as distribuidoras de energia do Brasil, segundo a avaliação dos clientes na loja Google.
Para o diretor-geral da Copel Distribuição, Marco Villela, a tecnologia, em uma empresa integrada como a Copel, caminha lado a lado com a performance dos colaboradores: “Tratar bem os clientes está no DNA da Copel, e isso se comprova pela dedicação e pelo trabalho das pessoas”. Villela também anunciou que a loja de Curitiba servirá de modelo para outras estruturas de atendimento da companhia no Paraná.
Com a inauguração da nova loja física no bairro Santa Quitéria, a antiga agência de atendimento do bairro Novo Mundo encerrou as atividades. O prédio será ampliado para o monitoramento da operação dos eletricistas em campo.




